O antigo comandante da Polícia Municipal do Porto sucede a Henriques Almeida, falecido recentemente, e assume um dos comandos mais exigentes do país.
O superintendente António Manuel Leitão da Silva é o novo comandante distrital da PSP de Braga, sucedendo ao superintendente Henriques Almeida, que faleceu recentemente, vítima de doença prolongada.
Leitão da Silva deixa a liderança da Polícia Municipal do Porto para assumir, em comissão de serviço de três anos, a direção de um dos principais comandos distritais da Polícia de Segurança Pública (PSP), conhecido pela elevada responsabilidade operacional, sobretudo no policiamento de jogos de futebol profissional, dado o elevado número de equipas da região que participam nas principais competições nacionais.
Natural do Porto, onde nasceu há 55 anos, António Leitão da Silva completa 56 anos a 5 de dezembro. Já desempenhou funções no distrito minhoto, tendo sido comandante da Divisão de Guimarães, uma das subunidades do Comando Distrital de Braga.
Ao longo da sua carreira, destacou-se em diversas funções: foi chefe do Núcleo de Operações, adjunto e comissário operacional da 1.ª Divisão e comandante da 9.ª Esquadra do Comando Metropolitano do Porto, onde iniciou o percurso policial.
Licenciado em Ciências Policiais pelo Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna (ISCPSI) e auditor de Defesa Nacional, Leitão da Silva é também doutorado em Psicologia e mestre em Psicologia do Comportamento Desviante pela Universidade do Porto, além de ser titular do Curso Superior de Medicina Legal.
Atualmente, é docente na Escola de Criminologia da Faculdade de Direito da Universidade do Porto e na Universidade da Maia, participando regularmente em projetos académicos e de investigação.
Entre os cargos de maior destaque está o trabalho de redimensionamento da Polícia Municipal do Porto, bem como a passagem por missões internacionais ao serviço das Nações Unidas e da União Europeia. Representou a PSP em operações no Saara Ocidental (MINURSO), Guatemala (MINUGUA) e Timor-Leste (UNATET, UNMISET e UNMIT), tendo ainda desempenhado funções como administrador da EU Support Mission to the African Union Mission in Sudan-Darfur (AMIS II) e integrado a EU Planning Team no Kosovo, distinções que lhe valeram diversos louvores.
Com uma sólida formação em segurança interna, administração pública e estratégia policial, o novo comandante da PSP de Braga traz consigo uma combinação rara de experiência operacional, formação académica e visão estratégica, assumindo agora a missão de liderar um dos comandos mais dinâmicos e complexos do país.