A Câmara Municipal de Viana do Castelo arrecadou 433.550 euros desde a entrada em vigor da taxa turística municipal, em agosto de 2024, anunciou o presidente Luís Nobre.
A taxa, que se aplica aos turistas que pernoitam na cidade, tem o valor de 1,50 euros na época alta e 1 euro na época baixa, incidindo sobre hóspedes com mais de 16 anos, até um máximo de cinco noites consecutivas por estadia.
O autarca confirmou que os valores serão mantidos em 2026, sublinhando que as receitas têm sido canalizadas para a manutenção do mobiliário urbano, reforço da limpeza urbana e promoção de eventos culturais e turísticos.
Entre as iniciativas apoiadas destaca-se a produção do filme de animação “Viana – A Lenda dos Corações de Ouro”, que contou com um apoio municipal de 65 mil euros, a ser reforçado futuramente. A longa-metragem, com estreia prevista para o verão de 2026, tem um investimento de 10 milhões de euros e envolve cerca de 200 pessoas, recriando 68 cenários inspirados em Viana do Castelo.
Segundo o regulamento, estão isentos da taxa turística os visitantes convidados pela autarquia, pessoas com incapacidade igual ou superior a 60%, cidadãos que se desloquem por motivos de saúde, e refugiados ou deslocados a residir temporariamente no concelho.
A câmara justifica a introdução da taxa com o crescimento exponencial do alojamento local, que passou de 8 unidades em 2014 para 408 em 2021, acompanhando o aumento do número de hóspedes e dormidas registadas no município.
































