Portugal entre os países da UE com combustíveis mais caros devido à elevada carga fiscalGasolina e gasóleo nacionais continuam acima da média europeia, com mais de metade do preço final a corresponder a impostos.
Portugal manteve-se, no terceiro trimestre de 2025, entre os países da União Europeia (UE) com os preços de combustíveis mais elevados, resultado de uma carga fiscal superior à média comunitária, revela o mais recente boletim da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).
De acordo com o relatório “Preços dos Combustíveis na UE-27”, o país ocupa o 8.º lugar entre os Estados-membros com a gasolina 95 simples mais cara e o 9.º no gasóleo simples, em ambos os casos com valores de venda ao público acima da média europeia.
O preço médio nacional da gasolina 95 simples fixou-se em 1,697 euros por litro, dos quais 56% correspondem a impostos, superando a média da UE (55,2%) e a de Espanha (49,2%). Apesar de o preço antes de impostos ser 0,9 cêntimos inferior ao espanhol, o valor final pago pelos consumidores portugueses é 21,3 cêntimos mais alto.
No caso do gasóleo simples, o preço médio foi de 1,570 euros por litro, com 51% de carga fiscal, acima da média europeia (49,6%) e da espanhola (44%). Tal como na gasolina, o gasóleo português é 15,2 cêntimos por litro mais caro que o espanhol, ainda que sem impostos custe 2,0 cêntimos menos.
No Parlamento, o ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, garantiu que a eliminação do desconto no Imposto sobre os Produtos Petrolíferos e Energéticos (ISP), prevista para 2026, será feita “de forma gradual” para evitar um impacto significativo no preço final.
O governante recordou que esta reversão resulta de uma exigência da Comissão Europeia, dado que o desconto foi uma medida temporária criada em 2022, quando o preço do petróleo ultrapassou os 120 dólares por barril — atualmente ronda os 60 dólares.
De acordo com o Conselho das Finanças Públicas (CFP), a eliminação do desconto no ISP e a atualização da taxa de carbono poderão gerar mais 1.132 milhões de euros de receita para o Estado no próximo ano.


































