Suspeitos de 20 e 24 anos estavam a ser investigados há meio ano pelo Núcleo de Investigação Criminal de Arcos de Valdevez.
Operação culmina em duas detenções e várias apreensões
A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve, na quarta-feira, dois jovens, de 20 e 24 anos, por tráfico de droga e posse de armas proibidas, nas freguesias de Vilar das Almas (Ponte de Lima) e Palme (Barcelos).
A operação policial resultou na apreensão de quase 200 doses de droga, armas ilegais e 12.510 euros em numerário, segundo informou o Comando Territorial de Viana do Castelo em comunicado.
Investigação durava há seis meses
Os suspeitos estavam a ser investigados há cerca de meio ano pelo Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Arcos de Valdevez, no âmbito de uma investigação relacionada com o tráfico de estupefacientes na região do Alto Minho.
Na quarta-feira, a GNR executou seis mandados de busca — quatro domiciliárias e duas em veículos — nas localidades de Vilar das Almas e Palme, que culminaram nas detenções e apreensões.
Material apreendido pela GNR
Durante a operação, os militares da Guarda apreenderam:
- 155 doses de haxixe
- 34 doses de liamba
- Uma arma de fogo
- Duas soqueiras (armas proibidas)
- Duas navalhas tipo “borboleta” (armas proibidas)
- Uma navalha utilizada no corte do produto estupefaciente
- 192 cartuchos
- Duas balanças de precisão
- Dois telemóveis
- 146 sacos herméticos para acondicionamento da droga
- 12.510 euros em notas
Arguidos e tribunal competente
Os detidos foram constituídos arguidos, tendo os factos sido comunicados ao Tribunal Judicial de Ponte de Lima, onde deverão ser presentes a primeiro interrogatório judicial.
Operação articulada entre vários destacamentos
A ação policial contou com o reforço do NIC de Viana do Castelo, bem como dos Destacamentos Territoriais de Arcos de Valdevez e Barcelos, do Destacamento de Intervenção de Viana do Castelo e da Secção Cinotécnica do Comando Territorial do Porto.
A GNR sublinha que esta operação reforça o combate ao tráfico de droga e à posse ilegal de armas, contribuindo para a segurança pública e tranquilidade das populações.

































