Os irmãos Jorge e Pedro Braga estão prestes a realizar um “sonho de adolescência”: viajar de mota desde Braga até Dakar, no Senegal, numa aventura inspirada na mítica prova de todo-o-terreno Paris-Dakar.
Movidos pela nostalgia dos tempos em que passavam as festas de Natal e Ano Novo colados ao ecrã a acompanhar o famoso rali, decidiram finalmente cumprir a promessa que fizeram um ao outro há muitos anos. “Assistir ao Paris-Dakar era o ponto alto do nosso Natal e Ano Novo”, recorda Pedro. Agora, dizem, “anos mais tarde, estamos a transformá-la em realidade”.
Uma viagem sem guias e sem rede
A partida está marcada para 20 de dezembro. A rota segue por estrada até Marrocos, onde a aventura começa verdadeiramente, com travessias pelas montanhas do Atlas e pelo deserto.
Os irmãos vão sem guias, sem carro de apoio e sem logística externa: será uma prova de “resistência, navegação e autossuficiência”. Levam medicamentos, ferramentas, alimentos tipo “ração de combate”, tendas e bidões extra de gasolina — essenciais para atravessar zonas remotas, especialmente na Mauritânia, onde a escassez de combustível é um desafio conhecido.
Querem ainda aventurar-se por alguns troços usados no antigo Rali Dakar, explorando o deserto e deixando que a viagem siga o seu próprio rumo: “Vamos no dia a dia, não temos grandes planos”, diz Pedro Braga.
Natal e Ano Novo algures na estrada
A dupla espera regressar a Braga a 04 de janeiro, mas não sabe ainda onde passará o Natal e a Passagem de Ano — tudo depende da estrada e dos imprevistos. Certo é que esta aventura lhes dará histórias para uma vida inteira: “Histórias vamos ter muitas para contar”.
A viagem pode ser acompanhada através da conta oficial da aventura no Instagram.
































