Treinador alerta para dificuldades e recusa euforia após série de bons resultados
O treinador do Vitória SC, Luís Pinto, pediu este domingo foco absoluto no presente e nas tarefas imediatas, apesar da recente série positiva da equipa, antes da receção ao Gil Vicente no fecho da 13.ª jornada da I Liga.
Os vimaranenses somam quatro vitórias consecutivas em todas as competições, incluindo um triunfo categórico sobre o FC Porto (3-1), no Dragão, para a Taça da Liga. Ainda assim, o técnico vincou que nada disso entra em campo na segunda-feira.
«Não podemos estar ligados ao que se passou, seja positivo ou negativo. A melhor série não nos pode dizer nada, porque o presente é a preocupação», afirmou na antevisão.
Gil Vicente elogiado pela consistência
Luís Pinto reconheceu a dificuldade do duelo frente aos barcelenses, que ocupam o quarto lugar e passam por uma fase destacada no campeonato.
«Vamos encontrar um adversário com um trajeto muito interessante, boas dinâmicas, muito sólido e bons resultados, porque está em quarto há cinco jornadas», sublinhou.
O técnico mostrou-se tranquilo quanto ao impacto emocional da boa fase vitoriana, garantindo que a equipa saberá evitar excessos de confiança.
Oumar Camara em destaque
Questionado sobre Oumar Camara — avançado de apenas 18 anos, autor de três golos nas últimas quatro partidas —, o treinador destacou a evolução do jovem francês e a sua rápida adaptação a Portugal.
«É normal que, no seu trajeto, tenha altos e baixos. É um adolescente. Mais do que tempo, temos de lhe dar suporte. Só com trabalho diário terá rendimento», observou.
Ausência de Beni e espaço para a formação
Com a saída iminente de Beni Mukendi para a Taça das Nações Africanas, Luís Pinto vê uma oportunidade para outros jogadores se afirmarem.
O treinador confirmou ainda estar atento à evolução de talentos da formação, como Santiago Verdi e Zeega, campeões mundiais de sub-17 por Portugal.
«A base do projeto inclui jogadores de qualidade que se vão integrando aos poucos. Poucas pessoas conseguem ser campeãs do mundo», frisou.































