Ator de 98 anos está internado, mas consciente e a comunicar com familiares; espetáculos de “A Ratoeira” cancelados temporariamente
O ator Ruy de Carvalho, de 98 anos, encontra-se internado desde sexta-feira na sequência de um ligeiro acidente vascular cerebral (AVC), mas em situação estável, revelou este domingo à Lusa a filha do ator, Paula de Carvalho.
“Na sexta-feira, e por não se sentir muito bem, o nosso pai foi internado”, disse Paula, acrescentando que Ruy de Carvalho está “consciente, reconhece as pessoas e fala”, mantendo-se sob observação, especialmente por se aproximar dos 99 anos, que fará daqui a três meses.
Por motivos de privacidade, Paula de Carvalho não revelou o hospital nem a cidade onde o ator está internado, afirmando que todas as informações sobre o estado de saúde serão prestadas por si.
O internamento obrigou ao cancelamento dos espetáculos da peça A Ratoeira, de Agatha Christie, no Centro Cultural Malaposta, em Olival Basto (Odivelas). A obra, considerada uma das histórias mais icónicas da autora, tem estado em cena por várias décadas, com apresentações em Portugal, Madeira e Açores, registando salas quase sempre esgotadas e batendo recordes históricos, incluindo no Guinness Book of Records, como a peça em cena por mais anos.
Esta é a segunda vez que Ruy de Carvalho interpreta esta história, embora com personagens diferentes. A primeira participação remonta aos anos 1960, ao lado da atriz Maria Dulce, e ao longo dos anos contracenou com nomes como Armando Cortez, João Villaret, Rogério Paulo e Lili Neves.
Na atual produção, encenada por Paulo Sousa Costa e estreada em 2020 pela Yellowstar, Ruy de Carvalho contracena com o neto Henrique de Carvalho. As apresentações foram interrompidas durante a pandemia de covid-19, mas retomaram-se depois, com sucesso de público até à suspensão devido à sua hospitalização.


































