Gasóleo deverá encarecer 1,5 cêntimos e gasolina 0,5 cêntimos já a partir de segunda-feira
Como é habitual às sextas-feiras, o Automóvel Club de Portugal (ACP) divulgou as previsões para a evolução dos preços dos combustíveis na próxima semana. E a notícia não é positiva para os automobilistas: tanto o gasóleo como a gasolina deverão ficar mais caros a partir de segunda-feira.
De acordo com as estimativas do ACP, o preço do gasóleo simples deverá subir 1,5 cêntimos por litro, enquanto a gasolina simples 95 deverá registar um aumento de 0,5 cêntimos.
Preços médios atuais
Atualmente, o gasóleo simples apresenta um preço médio de 1,557 euros por litro, enquanto a gasolina simples 95 está a ser vendida, em média, a 1,662 euros por litro. Os dados mais recentes foram divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), através do portal Preços dos Combustíveis Online.
Segundo a DGEG, os preços médios diários são calculados com base nos valores comunicados pelos postos de abastecimento, ponderados pelas quantidades vendidas no último período conhecido, já com a inclusão de descontos praticados, como cartões frota e outras campanhas.
Petróleo em queda nos mercados internacionais
No mercado internacional, a cotação do barril de Brent para entrega em março encerrou a sessão de quinta-feira em queda de 2,85%, fixando-se nos 64,06 dólares no mercado de futuros de Londres. O crude do Mar do Norte terminou a negociação no Intercontinental Exchange a perder 1,88 dólares face ao fecho anterior.
Esta descida foi influenciada pelo alívio das tensões geopolíticas, depois de o ex-presidente norte-americano Donald Trump ter recuado em ameaças relacionadas com tarifas alfandegárias e com a utilização da força em dossiers como a Gronelândia e o Irão. A redução do risco de interrupções no fornecimento contribuiu para a queda das cotações.
Ainda assim, a subida dos stocks de petróleo e gasolina nos Estados Unidos, bem como a perceção de um mercado com oferta abundante, continuam a limitar movimentos de valorização do crude.
Combustíveis fecharam 2025 em queda
Apesar da subida prevista para a próxima semana, os combustíveis registaram uma descida no final de 2025. Segundo dados divulgados pela EPCOL – Empresas Portuguesas de Combustíveis e Lubrificantes, o preço médio de venda ao público da gasolina caiu 0,5% e o do gasóleo recuou 1,0% no quarto trimestre de 2025, face ao mesmo período do ano anterior.
No caso da gasolina 95, a descida das cotações internacionais e do sobrecusto dos biocombustíveis foi parcialmente anulada pelo aumento dos custos de armazenagem, distribuição e comercialização, bem como pela subida do Imposto Sobre os Produtos Petrolíferos (ISP). Já no gasóleo rodoviário, a redução do preço médio resultou sobretudo da descida da cotação internacional, apesar do aumento do ISP.
Com o início de 2026, a tendência volta agora a inverter-se, com os consumidores a prepararem-se para novos aumentos no abastecimento já nos próximos dias.



































