Quase 70 bombeiros dos comandos sub-regionais de Emergência e Proteção Civil do Ave e do Alto Minho estão a caminho de Leiria para apoiar na reparação dos estragos provocados pelo temporal que assolou a região.
Do grupo deslocam-se 34 bombeiros com oito viaturas de várias corporações da sub-região do Ave, bem como elementos do distrito de Viana do Castelo com nove viaturas.
Os meios partiram esta tarde em direção à região centro, com a missão de reforçar as equipas locais na desobstrução de vias no concelho de Leiria, explicou ao O MINHO o comandante Rui Costa, do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Ave.
A operação decorrerá durante 24 horas, sendo posteriormente avaliada a possibilidade de renovação. Será ainda mobilizado outro dispositivo composto por 12 ambulâncias, com contributo das três sub-regiões do Minho.
A passagem da depressão Kristin pelo território português deixou um rasto de destruição, provocando cinco mortos e vários desalojados. Os distritos mais afetados foram Leiria — ponto de entrada da depressão no continente — Coimbra, Santarém e Lisboa.
A Proteção Civil encontra-se em estado de prontidão especial de nível 4, o máximo, em toda a orla costeira entre Viana do Castelo e Setúbal, e existem avisos meteorológicos vermelhos, o nível mais grave, ao longo de toda a costa continental.


































