Arcos de Valdevez retira família de habitação por risco iminente de derrocada

Quatro pessoas foram realojadas preventivamente na freguesia de Cabreiro devido ao deslizamento de penedos provocado pela chuva intensa

Quatro pessoas foram retiradas de uma habitação na freguesia de Cabreiro, em Arcos de Valdevez, na noite desta terça-feira, devido ao risco iminente de deslizamento de terras e derrocada de penedos de grandes dimensões. A medida preventiva foi confirmada pelo presidente da Câmara Municipal, Olegário Gonçalves, à agência Lusa.

Segundo o autarca, a decisão deveu-se à chuva intensa que se tem feito sentir na região, provocando o deslizamento de penedos em cerca de um metro, colocando em perigo uma casa situada diretamente em frente à encosta instável, no lugar de Vilar de Cabreiro.

“As quatro pessoas vão ficar alojadas em casa de familiares. A prioridade é garantir a segurança das pessoas, face ao risco evidente de os penedos virem montanha abaixo”, explicou Olegário Gonçalves.

Entre os moradores retirados encontram-se dois jovens e duas pessoas de idade mais avançada. No local estiveram elementos dos serviços municipais e da Proteção Civil, que acompanharam a operação de evacuação e continuam a monitorizar a situação.

Este episódio ocorre no contexto do agravamento das condições meteorológicas em Portugal continental, que já provocaram dezenas de desalojados, centenas de feridos e dez vítimas mortais desde a semana passada. Os distritos de Leiria, Coimbra e Santarém concentram os maiores estragos, levando o Governo a decretar situação de calamidade em 68 concelhos até ao próximo domingo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here