Atrasos nos licenciamentos impedem reabertura a 9 de fevereiro, apesar de a AAUMinho garantir que o espaço está pronto e reforçado em termos de segurança
O Bar Académico (BA) da Associação Académica da Universidade do Minho, em Braga, não vai reabrir na próxima segunda-feira, 9 de fevereiro, data que assinala o início da Semana da Euforia. A reabertura, prevista após o encerramento forçado em abril de 2025, foi adiada por “algumas semanas”, confirmou esta terça-feira à RUM o presidente da AAUMinho, Luís Guedes.
Apesar das críticas manifestadas nas últimas semanas por moradores da zona da Avenida da Gulbenkian, nas imediações da sede da AAUMinho, o adiamento não está relacionado com a contestação da população. A decisão deve-se a atrasos nos processos de licenciamento necessários para este tipo de atividade, cuja tramitação depende de entidades sediadas em Lisboa e que, posteriormente, terão ainda de ser validados pelo município de Braga. Segundo a direção da AAUMinho, tratam-se de atrasos considerados “normais” nestes procedimentos administrativos.
A associação estudantil tinha como objetivo ver resolvidas todas as questões legais e de segurança a tempo da semana recreativa que marca o arranque do segundo semestre letivo, mas tal não foi possível.
Em declarações no programa Campus Verbal, Luís Guedes reiterou a intenção de reunir com a comunidade residente na envolvente da sede da AAUMinho, na freguesia de S. Victor, para esclarecer o modelo de funcionamento do Bar Académico nesta “nova era”. O dirigente sublinhou ainda que esta solução deverá ser temporária, uma vez que a associação está cada vez mais próxima de concretizar a construção da nova sede no interior do campus de Gualtar, que incluirá espaços de trabalho e estudo, salas de ensaio para os grupos culturais e um novo Bar Académico.
A mesma mensagem foi reforçada num comunicado enviado à comunidade académica ao início da noite desta terça-feira, no qual a AAUMinho lamenta que o espaço não reabra a tempo da Semana da Euforia.
Numa reportagem anterior à RUM, Luís Guedes tinha já destacado que a reconfiguração do espaço e o investimento realizado na fachada e no interior do BA garantem condições reforçadas de segurança e de utilização. Só no interior do bar estão instaladas 25 câmaras de videovigilância, estando ainda prevista a instalação de dispositivos no exterior, no âmbito de um compromisso assumido pelo município de Braga para reforçar a videovigilância em diferentes pontos da cidade, incluindo as imediações do BA e a zona dos bares noturnos junto ao campus de Gualtar.
AAUMinho prepara reabertura “cautelosa, exigente e segura”
Segundo a direção da AAUMinho, todas as questões relacionadas com o novo modelo de funcionamento foram articuladas com a Reitoria da Universidade do Minho. A associação mantém ainda uma coordenação permanente com a PSP, a Polícia Municipal, a Proteção Civil de Braga e a Junta de Freguesia de S. Victor.
Ainda durante o mês de fevereiro, Luís Guedes prevê reunir-se com o presidente da Câmara Municipal de Braga para discutir vários dossiês, entre os quais a reabertura do Bar Académico, a próxima edição das Festas do Enterro da Gata e o projeto da nova sede da AAUMinho no campus de Gualtar, para o qual a estrutura estudantil já angariou mais de dois milhões de euros
































