Os distritos de Braga e Viana do Castelo vão estar sob aviso laranja na próxima terça-feira, entre as 06:00 e as 18:00, devido à previsão de chuva forte e persistente, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O agravamento das condições meteorológicas deverá começar a sentir-se a partir das 04:00, com maior incidência inicial nos concelhos do litoral, como Esposende, Barcelos e Vila Nova de Famalicão, onde se espera alguma melhoria a partir do meio da manhã.
Interior mais afetado a partir do final da manhã
Nos concelhos do interior dos distritos de Braga e Viana do Castelo, o mau tempo deverá intensificar-se sobretudo a partir das 10:00, afetando com maior severidade localidades como Guimarães, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho e Fafe, onde a chuva poderá manter-se forte até meio ou final da tarde.
No Alto Minho, concelhos como Valença, Monção, Melgaço, Arcos de Valdevez, Ponte da Barca e Paredes de Coura deverão ser mais afetados a partir do final da manhã, prevendo-se uma melhoria gradual ao início da tarde.
Avisos amarelos também em vigor
Para além do aviso laranja, os dois distritos estarão igualmente sob aviso amarelo por precipitação a partir da meia-noite de segunda para terça-feira.
Está ainda previsto aviso amarelo por agitação marítima, entre as 06:00 de terça-feira e o meio-dia de quarta-feira.
Durante a manhã de terça-feira, a precipitação deverá ser generalizada e por vezes intensa, estendendo-se também a outras regiões do país, desde o Douro Litoral até Coimbra, não sendo de excluir a ocorrência de granizo e trovoadas.
O aviso laranja corresponde ao segundo nível mais grave numa escala de quatro (verde, amarelo, laranja e vermelho), indicando uma situação de risco meteorológico moderado a elevado.
































