Melhoria das condições meteorológicas prevista a partir de quinta-feira
Os distritos de Braga e Viana do Castelo, juntamente com outros sete distritos do país, estão esta quarta-feira sob aviso laranja devido à previsão de “chuva persistente e por vezes forte”, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O aviso é válido entre as 06h00 e as 18h00 de hoje.
Além da precipitação, o IPMA colocou ainda a costa dos distritos de Braga, Viana do Castelo, Porto, Aveiro e Coimbra sob aviso laranja por agitação marítima, entre as 15h00 de quarta-feira e as 15h00 de quinta-feira. Estes distritos já se encontravam sob aviso amarelo pelo mesmo motivo.
Vento forte com rajadas até 100 km/h
O IPMA emitiu também aviso amarelo por vento para os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Castelo Branco e Braga, válido entre as 12h00 e as 21h00 desta quarta-feira.
De acordo com o instituto, a passagem da depressão Nils está a provocar períodos de chuva e vento por vezes fortes. O vento poderá soprar com rajadas até 75 km/h, podendo atingir os 100 km/h nas terras altas, sobretudo nas regiões a norte do rio Mondego.
Tempo melhora a partir de quinta-feira
Apesar do agravamento registado esta quarta-feira, prevê-se uma melhoria gradual das condições meteorológicas a partir de quinta-feira. A chuva deverá manter-se, mas com menor intensidade.
Segundo as previsões atuais, no sábado a probabilidade de precipitação será praticamente residual.
Recorde-se que Portugal continental tem sido sucessivamente afetado por várias depressões nas últimas semanas — Kristin, Leonardo e Marta — que provocaram vítimas mortais, centenas de feridos e desalojados. Antes disso, o país já tinha sido atingido pelas tempestades Ingrid e Joseph.
































