Braga, Ponte de Lima e Melgaço estão entre os grandes vencedores dos prémios “Os Melhores do Ano 2025”, da Revista de Vinhos, conhecidos como os “Óscares” do setor vitivinícola e da gastronomia em Portugal. A gala decorreu na Sala do Arquivo do Centro de Congressos da Alfândega do Porto.
Braga foi distinguida como “Destino Gastronómico do Ano”, reforçando o posicionamento da cidade como referência nacional na área da restauração e promoção gastronómica.
Em Ponte de Lima, o enólogo Ricardo Gomes, ligado ao Paço do Curutelo, recebeu o prémio de “Enólogo Revelação do Ano”. O profissional trabalha nos projetos que unem o grupo Vila Galé e a empresa Madre, de António Parente, tanto na Quinta do Val Moreira (Douro) como no Paço do Curutelo, na região dos Vinhos Verdes.
Já em Melgaço, a empresa familiar VineVinu, fundada por António Luís e Manuel Cerdeira, arrecadou o galardão de “Produtor Revelação do Ano”. Apesar de recente, o projeto conta já com oito referências no mercado, incluindo Alvarinho de Monção e Melgaço e um espumante de Paredes de Coura.
Principais distinções nacionais
Entre os prémios de maior destaque, o “Vinho do Ano” foi atribuído ao Cartuxa Reserva Tinto 2019, da Fundação Eugénio de Almeida.
A Herdade do Sobroso foi distinguida como “Produtor do Ano”, enquanto a Pereira d’Oliveiras recebeu o prémio de “Produtor de Vinhos Fortificados do Ano”.
O galardão de “Enólogo do Ano” distinguiu a dupla Sandra Tavares da Silva e Jorge Serôdio Borges (Wine & Soul), e o título de “Empresa do Ano” foi entregue ao grupo Abegoaria.
Na gastronomia, o chef Vítor Matos foi considerado “Personalidade do Ano”, Rui Silvestre venceu como “Chefe de Cozinha do Ano”, e o restaurante Bioma, nos Açores, foi eleito “Restaurante do Ano”.
A distinção “Marca do Ano” coube à gama duriense Duas Quintas, enquanto Augusto Brumatti foi eleito “Sommelier do Ano”.
Quase três décadas de história
Realizados desde 1996, os prémios “Os Melhores do Ano” distinguem anualmente projetos, empresas e personalidades que marcam o setor do vinho, enoturismo e gastronomia em Portugal.
“Refletem não só a evolução do panorama vitivinícola nacional, mas também a solidez e a resiliência daqueles que nele trabalham”, sublinhou Nuno Guedes Vaz Pires, diretor da Revista de Vinhos, na nota enviada às redações.
Segue a lista organizada dos prémios “Os Melhores do Ano 2025”, atribuídos pela Revista de Vinhos:
PRÉMIO HOMENAGEM
Lídia Monteiro
PERSONALIDADE DO ANO NO VINHO
Francisco Toscano Rico
PERSONALIDADE DO ANO NA GASTRONOMIA
Vítor Matos
PERSONALIDADE DO ANO NO BRASIL
Jorge Lucki
VINHO DO ANO
Cartuxa Reserva Tinto 2019
PRODUTOR DO ANO
Herdade do Sobroso
PRODUTOR DE VINHOS FORTIFICADOS DO ANO
Pereira d’Oliveiras Vinhos
PRODUTOR REVELAÇÃO DO ANO
VineVinu
EMPRESA DO ANO
Abegoaria
MARCA DO ANO
Duas Quintas
ENÓLOGO DO ANO
Sandra Tavares da Silva e Jorge Serôdio Borges
ENÓLOGO REVELAÇÃO DO ANO
Ricardo Gomes
SOMMELIER / WINE DIRECTOR DO ANO
Augusto Brumatti
LOJA / GARRAFEIRA DO ANO
Pára!Bento
ENOTURISMO DO ANO
Beira Interior Wine Villages
VITICÓLOGO / INVESTIGADOR DO ANO
Renato Neves
DISTRIBUIDOR DO ANO
Cave Lusa
RESTAURANTE DO ANO
Bioma
SERVIÇO DE VINHOS DO ANO
Nunes Real Marisqueira
CHEFE DE COZINHA DO ANO
Rui Silvestre
CHEFE REVELAÇÃO DO ANO
Rita Magro
PRODUTOR ARTESANAL DO ANO
Casa de Pão-de-Ló de Alfeizerão
DESTINO GASTRONÓMICO DO ANO
Braga

































