Depois de mais uma tempestade a afetar o território, a Oriana, que trouxe vento forte e chuva ao Minho, o tempo deverá melhorar a partir de sábado, segundo a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Ao longo desta sexta-feira ainda são esperados períodos de chuva intensa e possibilidade de trovoada, sobretudo entre o final da manhã e o início da tarde. A partir de meio da tarde, contudo, está prevista uma melhoria gradual das condições meteorológicas.
Para sábado, o IPMA aponta para céu geralmente limpo, com alguns períodos de nebulosidade, mas sem previsão de precipitação.
Já a partir de domingo poderão regressar os chuviscos aos distritos de Braga e Viana do Castelo.
Portugal tem sido atingido, nas últimas semanas, por um conjunto sucessivo de tempestades — Ingrid, Joseph, Kristin, Leonardo, Marta, Nils e, mais recentemente, Oriana.
O mau tempo provocou 16 mortos, além de centenas de feridos e desalojados. As regiões Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo estão entre as mais afetadas.
Entre as principais consequências materiais registam-se a destruição total ou parcial de habitações, empresas e equipamentos, queda de árvores e estruturas, encerramento de estradas, escolas e transportes, cortes de energia, água e comunicações, bem como inundações e cheias.
O Governo prolongou a situação de calamidade até dia 15 em 68 concelhos e anunciou um pacote de medidas de apoio que poderá ascender a 2,5 mil milhões de euros.
































