Mais uma família foi evacuada em Arco de Baúlhe. Circulação na A7 está condicionada junto à saída para Arco de Baúlhe. Decisão visa garantir segurança na intervenção feita no talude.
Uma habitação situada junto ao nó de saída da Autoestrada A7, em Arco de Baúlhe, no concelho de Cabeceiras de Basto, está em risco iminente de derrocada, levando à ativação do Plano Municipal de Emergência.
Segundo foi apurado no local, a chuva intensa registada ao longo da semana e a movimentação de massas no subsolo, junto ao talude construído para o nó da autoestrada, agravaram as fissuras na estrutura da moradia. A casa apresenta pilares partidos e paredes cada vez mais rachadas, tendo já cedido parcialmente.
A família residente foi entretanto realojada numa unidade hoteleira.
Área interdita alargada
Este sábado, entidades municipais e elementos da proteção civil reuniram-se no local e decidiram ampliar o perímetro de segurança, o que levou à evacuação de uma segunda habitação nas imediações. Também esta família será realojada pela autarquia.
A Comissão Municipal de Proteção Civil, reunida em sessão extraordinária, deliberou por unanimidade declarar a Situação de Alerta e ativar o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil.
Em comunicado, o município sublinha que a decisão visa “assegurar a criação de condições favoráveis ao empenhamento rápido, eficiente e coordenado de todos os meios e recursos disponíveis”, incluindo eventuais reforços externos.
Perímetro de segurança definido
Foi estabelecida uma zona de acesso condicionado, limitada a agentes de proteção civil e técnicos autorizados, nomeadamente da Ascendi, sempre acompanhados por elementos no terreno.
O perímetro de segurança abrange:
- Rua dos Covelos (a partir do n.º 121 até ao cruzamento com a Ecopista, n.º 4)
- Rua do Ternaldo
- Travessa dos Covelos (entre os n.os 32 e 54)
- A sul, o limite é o nó da A7
- A sudeste, o campo de vinhas e o terreno florestal contíguo
A autarquia apela à população para que respeite a sinalização e as orientações das autoridades, evitando permanecer ou circular na área delimitada, por razões de segurança de pessoas e bens.

































