Associação Académica da Universidade do Minho defende recentrar políticas públicas na educação

O presidente da AAUMinho, Luís Guedes, considerou ser “crucial recentrar as políticas públicas na educação e voltar a acreditar no seu potencial transformador”, durante a sessão solene dos 52 anos da Universidade do Minho.

A intervenção decorreu no Salão Medieval da Reitoria, numa cerimónia marcada por discursos sobre o futuro da instituição e do ensino superior em Portugal.

AAUMinho “parte da solução”, mas exigente

Luís Guedes garantiu que a associação académica manterá uma postura inconformista e exigente junto dos novos órgãos de governo da universidade.

“A AAUMinho afirma-se como parceiro de primeira linha. Seremos parte da solução, seremos leais, mas garantidamente inconformistas e exigentes.”

O dirigente sublinhou que os melhores interesses dos estudantes serão sempre a “bússola orientadora”, defendendo a transformação da experiência académica e o reforço da excelência da UMinho, associando esse objetivo aos índices de sucesso e bem-estar estudantil.

Revisão do RJIES e representatividade

Na presença do ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, Luís Guedes reiterou a importância da revisão do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES), embora tenha alertado para reservas do movimento estudantil, nomeadamente quanto ao risco de perda de representatividade nos órgãos das instituições.

O presidente da AAUMinho defendeu ainda que a educação deve ser debatida de forma plural e participada, com base na liberdade, igualdade e diversidade, rejeitando qualquer lógica de elitismo.

Novidades anunciadas na cerimónia

Durante a sessão, o ministro anunciou a revisão da lei da avaliação no ensino superior. Já o reitor da UMinho, Pedro Arezes, revelou a criação de um grupo de trabalho para definir orientações sobre a utilização de Inteligência Artificial na instituição.

A cerimónia dos 52 anos da UMinho ficou, assim, marcada por apelos à reforma estrutural do ensino superior e por sinais de mudança no plano interno da universidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here