O Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) da Póvoa de Lanhoso passou a funcionar no edifício da Segurança Social, na Rua António Francês, reforçando a centralização dos serviços sociais no concelho.
A sessão de inauguração contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Frederico Castro, da vereadora da Coesão Social, Fátima Moreira, e dos vereadores Paulo Gago e Gilberto Anjos.
Em representação do Centro Distrital de Braga da Segurança Social esteve o diretor distrital, João Ferreira, que destacou a importância da mudança, sublinhando que a partilha de instalações representa “um ganho para todos”, após o processo de descentralização de competências na área da Ação Social.
Serviços sociais agora centralizados
Após o descerramento da placa evocativa, Frederico Castro afirmou que, apesar de ter sido “um percurso longo”, a concretização da mudança permite agora centralizar os serviços públicos de prestação social, facilitando o acesso da população.
O autarca recordou ainda o processo de delegação de competências da Segurança Social, ocorrido em abril de 2022, assumido pelo Município, defendendo que a gestão local do SAAS reforça a capacidade de resposta às necessidades dos utentes.
Salientou também a cooperação institucional entre o Município e a Segurança Social, lembrando que há cerca de duas décadas a Câmara disponibilizou o terreno para a construção do edifício, sendo agora a Segurança Social a ceder parte das instalações ao Município, através de protocolo.
Novo espaço da Eco Loja Comunitária
Depois da inauguração do SAAS, o executivo seguiu para a abertura do novo espaço da Eco Loja Comunitária, nos Moinhos Novos, nas proximidades do campo do Sport Clube Maria da Fonte.
O SAAS, que anteriormente funcionava na Casa da Botica, passa assim a operar nas novas instalações da Segurança Social, numa medida que o Município considera representar uma evolução na qualidade de vida no concelho.
































