Minho regista 70% da chuva anual esperada em apenas dois meses

A região do Minho registou, nos dois primeiros meses do ano, mais de 1.100 milímetros de precipitação, o que corresponde a 70% do total esperado para todo o ano, segundo o relatório do Centro de Estudos Climáticos do MeteoFreixo.

O estudo, elaborado por alunos do clube sediado no Agrupamento de Escolas do Freixo, em Ponte de Lima, sob supervisão do professor Sérgio Bastos, caracteriza fevereiro como um mês “pouco frio e extremamente chuvoso”.

Fevereiro mais ameno do que o normal

De acordo com a análise:

  • Temperatura média mensal: 10,9ºC
  • Normal climatológica: 9,9ºC
  • Desvio: +1,0ºC
  • Dia mais ameno: 23 de fevereiro, com quase 15ºC de temperatura média
  • Apenas a primeira semana foi relativamente fresca

Assim, fevereiro foi classificado como moderadamente mais ameno do que o habitual.

Chuva quase quatro vezes acima do normal

Ao nível da pluviosidade, os números são particularmente expressivos:

  • 552 mm de precipitação acumulada em fevereiro
  • Valor normal para o mês: 139 mm
  • Desvio: +297%

O dia 9 de fevereiro foi o mais chuvoso, com 75 mm registados, provocando cheias, estradas cortadas, pontes submersas e derrocadas em várias localidades ribeirinhas.

Destaca-se ainda:

  • 9 dias com acumulados superiores a 30 mm
  • Segundo valor mensal absoluto mais elevado dos últimos nove anos (apenas superado por janeiro de 2026)
  • Fevereiro de 2026 foi, em termos relativos, o mês mais chuvoso dos últimos nove anos

Segundo o MeteoFreixo, “o desvio de quase mais 300% de precipitação em fevereiro de 2026 tão cedo não será esquecido da memória dos cidadãos”.

Previsão para o início de março

Para a primeira quinzena de março, prevê-se:

  • Alguma instabilidade atmosférica
  • Dias pontuais de chuva
  • Predomínio de dias soalheiros
  • Noites frias

Apesar da tendência para maior estabilidade, o inverno de 2026 já fica marcado como um dos mais chuvosos da última década na região do Minho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here