MATIAS DAMÁSIO NO MULTIUSOS DE GUIMARÃES:

Matias Damásio encheu o pavilhão Multiusos de Guimarães. Uma noite de música que levou o público pelo romantismo mas também pelo ritmo dançado de Angola.

O espétaculo foi dominado sobretudo por baladas, como o êxito “Loucos”, do último álbum, “Por Amor”, que interpretou, por duas vezes, com Héber Marques, vocalista dos HMB. “Amanhã”, tema do seu terceiro álbum, “Por Angola”, foi cantado em dueto com a jovem cantora angolana Selda. Entre os convidados teve também Laton Cordeiro (que colaborou com Mastiksoul no conhecido tema “Gasosa”), com o qual interpretou uma canção mais mexida, “A Culpa é dela”, do seu último trabalho.

Quando chegou a hora do semba, Matias Damásio agitou o Coliseu com “Beijo Rainha”, de “Por Amor”. Uns dançaram, a par, nos corredores. Outros subiram ao palco e dançaram com ele. O clima foi de festa. E o músico fez o elogio do público: “Vocês são muito bonitos”.

O grande momento da noite aconteceu quando Vanesa Martín subiu ao palco para o tema “Porque Queramos Vernos” e o público mostrou saber a letra de cor quando Matias Damásio pediu para a plateia cantar a solo. Um momento arrepiante.

“Este é o Semba de Angola!” – Depois de um momento calmo seguiram-se os ritmos animados de Angola. “Beijo Rainha” fez-se ouvir no pavilhão e teve direito a uma coreografia por parte do público, ensinada previamente pelo cantor. Houve ainda tempo para Matias Damásio convidar mulheres da audiência para dançarem com ele em palco.

Já na reta final, Damásio apresentou a banda que o acompanhou composta por baixo, guitarra, teclado, piano, percussão, bateria, cordas e vozes. “Matemática do Amor” foi a última do alinhamento e marcou a saída do cantor. Nesta altura, grande parte da plateia começou a abandonar o pavilhão mas foram algumas vozes tímidas que chamaram novamente o artista ao palco. Depois de duas horas de concerto era compreensível que o público estivesse cansado. Foi então para já bem menos audiência que Matias Damásio voltou a entoar “Loucos” e a dar por encerrado o espetáculo.

Uma noite bastante longa de música que encantou Guimarães e aqueles que por lá passaram. Matias Damásio despediu-se assim da cidade-berço e pareceu ter agradado à audiência que o assistiu por mais de duas horas.