Formação orientada por Abel Ferreira regressou aos triunfos na I Liga depois do empate em Santa Maria da Feira.
O Braga abriu a 30ª jornada da I Liga com uma goleada, por 5-1, no reduto do Paços de Ferreira, esta sexta-feira, ascendendo provisoriamente ao terceiro lugar da tabela classificativa, em igualdade pontual com o Sporting.
Os arsenalistas adiantaram-se no marcador aos 17 minutos, por Wilson Eduardo, já depois da expulsão de João Góis aos sete minutos. O mesmo Wilson Eduardo apontou o 2-0 aos 20′. No segundo tempo, Luiz Phellype reduziu aos 57′, mas Ricardo Horta, aos 62′, Danilo, aos 72′, e Dyego Sousa, aos 90+2′, fixaram o resultado final.
O Braga passou a somar 68 pontos e, com vantagem no confronto direto e na diferença de golos para o Sporting, ocupa agora a terceira posição. Os leões, com os mesmos pontos, jogam no domingo no reduto do Belenenses. O Paços de Ferreira, por sua vez, é 15º, com 28 pontos.
Declarações de Abel Ferreira, treinador do Sp. Braga, na sala de imprensa do Estádio Capital do Móvel, após a goleada por 5-1 ao Paços de Ferreira:
«Há momentos determinantes no jogo, mas que são provocados pela nossa dinâmica. E a expulsão resultou disso. Mesmo antes da expulsão, criámos situações, entrámos fortes. Mesmo no último jogo disse: o futebol tem destas coisas. Tu crias e não fazes. E hoje criámos, mesmo com o nosso adversário jogando com menos um.»
«Vitória inteiramente justa, de uma equipa que tem uma ideia de jogo extremamente consolidada. A minha maior alegria e satisfação é ver que, jogue quem jogar, sabem o que fazem dentro de campo. Tem a ver com o que lhes ensinas e com a vontade com que entram em campo.»
«Para mim, os jogos nunca estão controlados, mas esta equipa, mais uma vez mostrou a maturidade competitiva, o equilíbrio, a inteligência de continuar focada, mesmo cometendo um ou outro erro, que faz parte. É necessário que eles saibam conviver com esses erros. Fizemos o 3-1 e fomos por aí fora. Uma vitória contra uma equipa que já deu muito trabalho a grandes que passaram por aqui.»
Declarações de João Henriques, treinador do Paços de Ferreira, na sala de imprensa do Estádio Capital do Móvel, após a derrota por 5-1 ante o Sp. Braga:
«Logo no início, a expulsão, o penálti, condicionou-nos bastante. Conseguimos criar oportunidades, fazer golo, muita coisa que não seria expectável perante uma equipa como o Braga. Se já era difícil onze contra onze, dez contra onze tornou-se mais. Quero salientar a solidariedade dos jogadores, a competência.»
«Cometemos alguns erros fatais. E aconteceu-nos tudo. No segundo golo, a bola bate na relva e trai o guarda-redes. Este grupo de jogadores merece continuar a somar pontos nas próximas jornadas. Estou com plena convicção que o Paços vai mostrar a sua revolta perante este conjunto de acontecimentos, já contra o Belenenses, somando três pontos.»