Braga está em festa. O gnration faz cinco anos e celebra este sábado das 10h às 04h

O edifício bracarense abre as portas este sábado para comemorar o quinto aniversário. Há um mercado de música, instalações digitais e DJ sets e concertos de Kelly Lee Owens, Surma, Ermo e Powell.

Outrora um quartel da GNR, o edifício que se chama agora gnration foi recuperado no âmbito do projeto Braga 2012: Capital Europeia da Juventude. Desde que abriu, tornou-se um dos espaços de difusão artística mais importantes do Minho e de toda a região norte, complementando (com uma programação mais dedicada às artes digitais e à música contemporânea alternativa) a programação de outras salas de maior dimensão, como o Theatro Circo, também em Braga e o Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães. Este sábado, o gnration abre as portas às 10h para as fechar apenas às 04h da madrugada. O motivo? O quinto aniversário do projeto.

Intitulado gnration open day, a festa será, como o nome indica, um dia aberto (isto é, gratuito), que começará de manhã com um mercado de discos — a que se pode aceder até às 22h30 — e com instalações artísticas, possíveis de ver até à 1h da madrugada. Haverá ainda muitos concertos e DJ sets a decorrer em diferentes salas do edifício. A sala multiusos receberá os portugueses Lavoisier (às 15h30) e o irlandês DJ Fitz (às 01h) e pelo pátio interior do gnration passará DJ Boneca (das 21h à meia-noite).