A edição deste ano da Feira Afonsina vai decorrer de 21 a 24 deste mês, subordinada ao tema «Tratado de Zamora 1143». Um tema que reporta para o acto institucional que criou Portugal, período de “efervescência” da nossa história.

O evento foi apresentado esta terça-feira numa conferência de imprensa onde a Vereadora da Cultura, Adelina Pinto, afirmou que a Feira mantém as suas características tradicionais mas com reforço da animação de rua. O programa que leva Guimarães a uma viagem ao seu passado, mantém O Torneio e as habituais áreas temáticas como o Arraial, o Jardim dos Infantes, o Largo do Oculto, a Praça de Mercar, o Quelho das Desgraças, o Largo dos Duques, para além das zonas de iguarias e de mercadores.
Na mesma conferência de imprensa, a Vereadora do Turismo sublinhou a importância de um evento que promove Guimarães. “A Feira Afonsina é o exemplo concreto como o turismo e a cultura potenciam uma marca de destino turístico como é Guimarães através de um evento que privilegia a história, num cenário único e natural que orgulha todos os vimaranenses”, salientou Sofia Ferreira. Sublinhando que o turismo é uma indústria cada vez mais competitiva, a mesma responsável sublinhou as “oportunidades únicas” oferecidas pelo evento não apenas aos vimaranenses mas sobretudo aos que cada vez em maior número nos visitam.

Por seu turno, Adelina Paula Pinto realçou as características que fazem da Feira Afonsina “um evento diferente” de entre as muitas que se realizam em Portugal e que se afirma, também, como “um momento de desenvolvimento económico a que procuramos acrescentar valor sem desvirtuar naquilo que são as suas características distintivas”.

A organização da Feira Afonsina contará com o imprescindível apoio de 150 voluntários, mantendo o orçamento de 200 mil euros.