Um aplicativo para o smartphone está a ajudar as pessoas a deixarem para trás a ideia de ter um automóvel, e isso já está a ter consequências no trânsito de uma capital europeia.

O aplicativo, chamado Whim, foi feito especificamente para escolher a maneira mais eficiente de circular em Helsínquia, capital da Finlândia, pelo preço mais barato possível, e com o veículo apropriado para a situação.

O Whim foi criado para unir várias funções no mesmo aplicativo. Neste caso, junta serviços de transporte pessoal como Uber ou Cabify, aluguer de táxis ou de bicicletas e até aquisição de títulos para uso em transporte de públicos. Tudo isto está disponível por um custo mensal, que pode dar acesso ilimitado a alguns veículos.

Existem três modos de utilização do aplicativo, todos por preços diferentes. O mais barato é o Whim To Go, onde o acesso é gratuito, sem limitações no tipo de serviços oferecido (com exceção de aluguer de bicicletas), mas que obriga o utilizador a pagar individualmente cada viagem. O Whim Urban está disponível por 49 euros por mês, e inclui uso de bicicleta até meia hora por dia, uso ilimitado de transportes públicos e pagamentos reduzidos em aluguer de veículo (49 €) e em viagens de táxi (10 € por viagem). Finalmente, o Whim Unlimited salta para 499 euros por mês, mas oferece acesso sem limite de tempo a qualquer uma destas opções.

Este tipo de serviço de mobilidade foi inventado em Helsínquia, mas a Whim já está a planear aceder a outros mercados. Primeiro, é preciso obter lucros, o que vai ser possível atingir os 60 mil utilizadores, para poder comprar serviços em grandes quantidades e por preços mais reduzidos. Para já, tem 45 mil utilizadores, dos quais apenas 5100 pagam um dos serviços mensais. Também é preciso que mais carros para uso individual estejam disponíveis, para os utilizadores poderem fazer viagens que não podem fazer num táxi ou num transporte público coletivo.