João Dinis Álvares e Ana Raquel Moreira, do Agrupamento D. Maria II de Braga, vão participar na 30.ª Final Europeia do EUCYS 2018 (Concurso Europeu para Jovens Cientistas) em Dublin, Irlanda, que decorre entre os próximos dias 14 e 19.
O EUCYS é o mais importante e mais prestigiado concurso de Ciência, para Jovens Cientistas, que se realiza a nível Europeu e que tem o apoio e o patrocínio da Comissão Europeia.
A representar Portugal estarão três equipas de jovens Portugueses que se destacaram na 12. ª Mostra Nacional de Ciência, promovida pela Fundação da Juventude, no passado mês de Junho, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.

Os jovens, do Agrupamento de Escolas D. Maria II (Braga) vão levar a concurso o projecto ‘Estudo de Padrões de Correlação em Sinais de Ondas Gravitacionais e GBR’s (Gama-Ray Bursts)’. O projecto, concorrente na área da ‘Física’, foi um dos vencedores na 12.º Mostra Nacional de Ciência, organizada pela Fundação da Juventude com o apoio da Ciência Viva e a Presidência da República, que se realizou entre 31 de Maio e 2 de Junho de 2018 na Alfândega do Porto.
O trabalho destes jovens fez a análise de vários acontecimentos astronómicos observados em 2015 e 2017 que vieram confirmar a previsão que Einstein fez há mais de um século sobre a existência de ondas gravitacionais. As primeiras detecções foram feitas a partir da colisão de buracos negros.

Em Agosto de 2017 foi registado pela primeira vez um evento idêntico mas agora proveniente da colisão de estrelas de neutrões tendo sido essas detecções (de ondas gravitacionais e de raios gama) denomina- das GW170817/GRB170817. Já foram feitos alguns estudos exaustivos em relação a este evento, mas no destes alunos o assunto foi abordado de uma maneira diferente. Foi-se à procura do que ainda não se descobriu utilizando um programa do CERN, o ROOT. O motivo pelo qual este software nunca foi utilizado é porque não foi criado para tratar o tipo de eventos que neste projeto foram abordados. O objectivo principal foi encontrar correlações entre estas duas forças, gravitacional e electromagnética e chegar a conclusões a partir dessas descobertas.

Os outros dois projectos que representam Portugal no concurso são o ‘Teoremas de comutatividade para grupos e semigrupos’, um projecto de matemática do Colégio Planalto de Lisboa e realizado por Francisco Araújo e ainda o ENTOFARM.PT de Mário Ribeiro, João Maria Leite e Catarina Brandão, na área das Bioeconomia, do Colégio Luso-Francês do Porto, que consiste num modelo de produção sustentável de grilo doméstico (Acheta Domesticus) para a introdução na alimentação.
O trabalho dos alunos bracarenses foi coordenado pelo docente João Paulo Vieira, que irá acompanhar os alunos no evento internacional e teve ainda o acompanhamento e apoio científico do Professor Doutor António Onofre da Universidade do Minho.