O programa de comemorações foi apresentado na manhã desta sexta-feira, 14 de setembro, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Guimarães, que contou com a presença de Domingos Bragança.

Domingos Bragança, considera que a escolha de Guimarães para palco das comemorações do “Dia do Exército” faz todo o sentido e é uma honra e orgulho para a cidade.

“O Dia do Exército devia ser sempre realizado em Guimarães, pois D. Afonso Henriques é o patrono do Exército”, disse. O Edil aludiu à Batalha de S. Mamede para invocar a fundação de Portugal e o seu Rei, D. Afonso Henriques, bem como para dar destaque a uma das iniciativas do programa, a Conferência “D. Afonso Henriques – Patrono do Exército”, que se realiza no dia 26 de outubro, às 16h00, no Paço dos Duques de Bragança.

Para o Presidente da Câmara este é um momento cheio de simbolismo que deve ser apreciado por toda a comunidade vimaranense, com especial destaque para as instituições do concelho. “Esta é uma excelente oportunidade para estudarmos melhor o Primeiro Rei de Portugal, e para lembrar que Portugal deve festejar o seu 1º dia, o 24 de junho de 1128”, fez questão de evidenciar. Domingos Bragança, convida todos os vimaranenses para o vasto e rico programa que acontece entre 20 e 28 de outubro, e que culmina com uma cerimónia militar, no dia 28 de outubro, às 12h00, no Campo de S. Mamede.

O Major-General José Feliciano, em representação do Exército Português, fez questão de agradecer todo o apoio do Município de Guimarães e da Direção Regional de Cultura do Norte na preparação da comemoração, não deixando de referir as múltiplas dimensões que existem na relação do Exército com a sociedade. Uma delas, a tecnológica, é a que permite que o Exército possa oferecer à cidade a digitalização, em Laser Scanning 3D, de seis imóveis.

Para o Major-General, estar em Guimarães é também tentar perceber a genética do próprio Exército, em virtude da ligação de Guimarães ao seu patrono, D. Afonso Henriques. A terminar a Conferência de Imprensa, a Major Elisabete Silva, Porta-Voz do Exército, fez a apresentação do programa das comemorações, com Guimarães a ser palco de 10 das 13 atividades que o compõem.

PROGRAMA

Dia do Exército 2018 – 20 a 28 de Outubro (Guimarães)

20 outubro – sábado – 11h00 – Paço dos Duques – Exército – Parceiro Tecnológico Nacional
24 a 28 outubro – Paço dos Duques – Disponibilização de Atos Médicos
25 outubro – 5ª feira – 14h30 – Paço dos Duques – Exposição do Museu Militar do Porto
25 outubro – 5ª feira – 16h00 – Paço dos Duques – Apresentação do Livro “Palácios do Exército”
26 a 28 outubro – Jardins do Castelo – Atividades Militares Complementares
26 outubro – 6ª feira– 16h00 – Paço dos Duques – Conferência “D. Afonso Henriques – Patrono do Exército”
26 outubro – 6ª feira – 21h00 – Largo do Toural – Concerto da Orquestra Ligeira do Exército
27 outubro – sábado – 11h00 – Paço dos Duques – Homenagem aos Antigos Combatentes
28 outubro – domingo – 10h30 – Igreja de S. Francisco – Missa de Ação de Graças e Sufrágio
28 outubro – domingo – 12h00 – Campo de S. Mamede – Cerimónia Militar