Domingos Bragança referiu-se à Agriculturacomo sendo uma atividade económica fundamental, destacando a necessidade de novas abordagens sustentáveis.

Ao início da manhã de hoje, sexta-feira, 31 de maio, Domingos Bragança, Presidente da Câmara, inaugurou oficialmente a Feira Grossista de Frutas e Legumes, uma valência que, desde o passado dia 10de maio, está a funcionar em Creixomil, nas instalações anexas à Cooperativa Agrícola, depois de executadas obras de reformulação num investimento superiora 200 mil euros.

Domingos Bragança dirigiu-se aos presentes afirmando que o novo espaço da Feira Grossista se insere numa política devalorização dos recursos da terra, da agricultura sustentável, e da alimentação saudável. “Durante muitos anos, a agricultura foi olhada como um parente pobre da economia e como algo que deixaria de ter importância. Ora, nunca essa análise foi tão errada. A agricultura tem que ser uma atividade forte”, disse.Mais do que um recurso económico, o desenvolvimento da agricultura no Concelho de Guimarães é, para o Presidente da Câmara, fundamental como recurso de autonomia e como uma possibilidade de se constituir como uma prática informada e potenciadora das novas tecnologias de produção, mais assentes na agricultura biológica e, consequentemente, mais segura para o consumidor. A Incubadora de Base Rural foi um dos projetos da Câmara Municipal que Domingos Bragança enunciou como inovadores e tendentes à inovação no setor do empreendedorismo agrícola. “Este espaço vem valorizar quem trabalha na agricultura, pois esta é uma profissão exigente que requer boas condições para ser exercida”, concluiu.

Antes da intervenção de Domingos Bragança,António Gonçalves, Presidente da Junta de Freguesia de , agradeceu àCâmara Municipal e a todos os que contribuíram para a solução. “Já conheço ahistória da revenda há 40 anos e, pela primeira vez, reunindo as partes interessadas à mesma mesa, foi possível encontrar uma solução com conforto equalidade. Isto, para mim, diz muito”, disse.  O Presidente da Junta de Freguesia não esqueceu, na sua intervenção, o contributo do executivo da junta anterior, agradecendo ao anterior presidente e atual Presidente da Assembleia de Freguesia, José Martins.

Durante a bênção do espaço, o Padre António Ribeiro destacou a qualidade do espaço e a importância do serviço que presta,destacando que o espaço agora ao serviço da Feira Grossista vem melhorar as condições de trabalho dos vendedores. “Estamos todos de parabéns, porque este espaço está maravilhoso”. Por sua vez, Antero de Freitas, Presidente da Cooperativa Agrícola, manifestou a sua satisfação por ver realizado um sonho de muitos anos, agradecendo a Domingos Bragança pelo esforço realizado.

O novo espaço ocupa uma área de 480 m2, dispõe de 19 lugares de hortícolas e frutas e destina-se ao mercado de grossistas, sendo agora um espaço coberto,com instalações sanitárias e serviço de vigilância. Possui oito lugares de estacionamento para veículos de mercadorias e 58 lugares de estacionamento para veículos ligeiros. A Feira estará aberta às terças e sextas-feiras entre as 05h00 e as 11h00.