Guimarães vai experimentar acabar com o trânsito no centro da cidade, ao fim-de-semana

A Câmara Municipal de Guimarães vai retirar o trânsito automóvel, numa decisão de caráter experimental, aos fins de semana, do eixo constituído pela Alameda de São Dâmaso (norte), Largo do Toural (nascente), e Rua de Santo António. A decisão, hoje anunciada pela autarquia, entra em vigor a partir do dia 18 abril e até 27 de setembro, entre as 10:00 e as 20:00 horas, com exceção do transporte público de passageiros, com caráter regular, e de residentes dos arruamentos com acesso condicionado.

Adicionalmente, no sentido de dar uma resposta eficiente a esta experiência, foi deliberado a isenção do pagamento de taxas no Parque de Estacionamento de Camões, nos períodos horários associados ao condicionamento de trânsito – sábados e domingos, das 10:00 às 20:00.

Segundo a autarquia, numa nota enviada às redações, “o Município de Guimarães assume um conjunto de ações sustentadas visando a redução da presença do automóvel no centro da cidade. Este caminho tem sido percorrido em etapas diferenciadas, designadamente pela requalificação do espaço público e criação de condições que dissuadem a utilização do transporte individual, designadamente na área classificada e arruamentos confinantes”.

Com a abertura ao público do Parque de Estacionamento de Camões, em agosto último, é ainda assinalado, “foram criadas condições adicionais para a promoção dos modos suaves no centro da cidade, dissuadindo a circulação e estacionamento dos automóveis, quer pela estabilização dos horários de condicionamento de acesso, quer pela penalização do estacionamento à superfície”.

Segundo a mesma nota, estas medidas visam ainda a promoção de modos de deslocação mais sustentáveis – pedonal, ciclável e transporte público – acompanhando a atual tendência para a descarbonização e consequente incremento da saúde pública, constituindo um contributo para a promoção da atividade local, nas componentes de serviços e produtos, cabendo ainda aos respetivos interlocutores contribuir para a dinamização de iniciativas que aumentam a atratividade da fruição do espaço público.