Plano de ações de informação e sensibilização junto da população para o programa de Captura, Esterilização e Devolução de gatos ao local de origem.

As Juntas de Freguesia do concelho de Guimarães vão colaborar com o Município e a Sociedade Protetora dos Animais (SPA) em iniciativas de levantamento da situação animal, bem como, de sensibilização e de esclarecimento sobre a política animal do Município. Neste contexto, será também implementado um plano de ações de informação e sensibilização junto da população para o programa de Captura, Esterilização e Devolução de gatos ao local de origem (CED), ao abrigo da legislação (Lei 27/2016, de 23 de Agosto) que determina a proibição dos abates e promove a esterilização e entrou em vigor no mês de setembro.

O repto foi lançado esta quinta-feira, 4 de outubro, no âmbito do Dia Mundial do Animal, numa sessão que decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal de Guimarães.

“Este reforço da parceria com as Juntas de Freguesia é fundamental para dar seguimento ao protocolo de colaboração celebrado entre o Município e a Sociedade Protetora dos Animais de Guimarães. O envolvimento dos Presidentes de Junta é determinante uma vez que serão a ponte para estarmos mais próximos da população”, apontou a Vereadora da Câmara de Guimarães.

 

Em breve serão planeadas ações no terreno, e campanhas de informação, na medida em que a temática “é um pouco complexa”, sublinhou Sofia Ferreira, “pois há algumas situações que mexe com a mentalidade das próprias pessoas e importa proceder a essa clarificação”, uma vez expressa a vontade do Município, da Sociedade Protetora dos Animais para desenvolver esse trabalho, agora com as próprias Juntas de Freguesia.

Em representação da SPA, Rosário Pereira, anunciou que o Centro de Recolha Oficial (antigo canil/gatil) passará a estar aberto à comunidade todos os sábados de manhã com a presença de representantes da Sociedade Protetora dos Animais, com o propósito de receber as pessoas que pretendam interagir com os animais. No âmbito do programa CED mencionou que a meta passa por “esterilizar o maior de animais em colónias, estando já algumas identificadas na cidade, para que não aumentem de uma forma exponencial”.

Rosário Pereira mostrou-se ainda entusiasmada com a abertura revelada pelos Presidentes de Juntas de Freguesia presentes nesta sessão, na medida em que “é importante despertar a consciência da população para a esterilização das fêmeas” e promover ainda a campanha de adoção de animais.