Ivan Leko, treinador do Club Brugge, foi detido no âmbito de uma investigação da polícia belga a um alegado esquema de corrupção no futebol do país. Mogi Bayat, conhecido empresário, também foi preso.

Ivan Leko, treinador croata do Club Brugge, foi detido esta quarta-feira no âmbito de uma investigação da polícia belga a um alegado sistema de corrupção no futebol da Bélgica. Além do treinador, também Mogi Bayat, um dos empresários de jogadores mais influentes na Bélgica e antigo técnico do Sporting Charleroi foi detido.

A polícia belga realizou esta quarta-feira cerca de 60 buscas em sete países europeus por suspeitas de fraudes relacionadas com transferência de jogadores e resultados combinados no campeonato da Bélgica. De acordo com o comunicado do Ministério Público do país, as buscas mobilizaram 220 polícias na Bélgica, França, Luxemburgo, Chipre, Montenegro, Sérvia e Macedónia, levando à detenção para interrogatório de um grande número de pessoas, incluindo Leko e Bayat, bem como um ex-funcionário do Anderlecht, agentes, árbitros, advogados e jornalistas.

A instância judicial refere que as “investigações abrangem atividades de uma rede criminosa, nomeadamente, branqueamento de capitais e corrupção”. Segundo a imprensa belga, a polícia terá realizado buscas em casas de dirigentes, empresários, jogadores, árbitros, treinadores e jogadores e ainda nas instalações de vários clubes, como o Club Brugge, o Anderlecht, o Genk e o Standard Liége – o único que já confirmou a presença das autoridades na sua sede.

A investigação tem como base um relatório da Unidade de Fraude Desportiva da Polícia Federal, de 2017, que revelou indícios de transações suspeitas relacionadas com transferências de jogadores e assinaturas de contratos no principal campeonato de futebol da Bélgica. Ivan Leko, treinador de 40 anos, está no Club Brugge desde 2017 depois de ter orientado o Sint-Truiden e ter sido adjunto no PAOK da Grécia. Atualmente, o clube está no segundo lugar do campeonato, depois de ter sido campeão em 2017/18, e está inserido no Grupo A da Liga dos Campeões em conjunto com o Borussia Dortmund, o Atl. Madrid e o Mónaco.