Antes de aproveitar os descontos desta sexta-feira, tome nota de alguns conselhos, conheça os seus direitos enquanto consumidor e seja responsável na gestão das suas finanças pessoais.

Chegou mais uma edição da Black Friday, um ‘evento’ norte-americano que tem poucos anos em Portugal, mas com cada vez mais presença no consumo nacional. Se por um lado esta é a altura certa para poupar na compra de algumas prendas de Natal – ou, mais importante, em coisas que realmente precisa -, por outro lado há algumas coisas que deve saber para que não seja enganado pelos descontos.

Neste âmbito, a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) reforça a “necessidade de divulgação dos preços praticados nos 30 dias anteriores ao desconto ou promoção anunciado, para acabar com a manipulação de preços e práticas comerciais lesivas para os consumidores”, conforme se pode ler num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. Há até um comparador que permite verificar se o preço de um artigo sofreu alterações nos últimos 30 dias

Esta é apenas uma das estratégias que podem ser adotadas pelo consumidor para evitar comprar um artigo com um preço mais elevado do que o habitual. Não há nada mais frustrante do que comprar um produto porque está com uma ‘boa promoção’ e depois perceber que, afinal, a promoção não era assim tão boa.

Nesta senda, o Gabinete de Apoio ao Sobre-endividado (GAS) da DECO listou seis estratégias que dependem do consumidor e que podem fazer toda a diferença no sucesso desta Black Friday:

  • Fazer uma lista de compras – Assim, compra apenas o que precisa e evita cair em tentações.
  • Definir o dinheiro disponível – O objetivo é evitar que gaste mais do que aquilo que pode.
  • Atenção às promoções – “A DECO tem verificado que algumas lojas alteram os preços”. Uma das estratégias, neste ponto, é utilizar o comparador em cima descrito.
  • Ler com atenção – Sejam folhetos ou anúncios é importante que leia com atenção as promoções para saber qual era o preço praticado antes do desconto. Isto “é fundamental para tomar a decisão de compra”.
  • Compras online – O consumidor deve ter em atenção se o site onde está a fazer compras é seguro e também conhecer a política de privacidade dessa loja online.
  • Compras podem ser anuladas – Mesmo as compras online podem ser anuladas. “O consumidor tem 14 dias seguidos para comunicar a sua desistência, sem pagar indemnização ou ter de indicar o motivo”.

Grande parte das marcas vai prolongar as promoções durante o fim de semana – algumas até segunda-feira (Cyber Monday)-, por isso, aceite o convite da Black Friday de forma consciente e aproveite sem fraudes.