Domingos Bragança visitou esta manhã a ETA de Gondomar, onde foi apresentado o sistema de tratamento da água através de um sistema de Ultravioleta.

Na manhã deste sábado, 24 de novembro, o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, esteve presente numa sessão de apresentação do sistema de tratamento de água por Ultravioletas, que teve lugar na ETA de Gondomar, no Concelho de Guimarães, onde estiveram também presentes, além de vários autarcas, técnicos e outras individualidades, o Presidente da Vimágua, Armindo Costa e Silva, e o administrador e Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vizela, Joaquim Meireles.

Armindo Costa e Silva começou por explicar todo o processo de tratamento, desde a captação da água do Rio Ave em Souto Santa Maria, Souto São Salvador e Gondomar, através de drenos e filtragem com areia e carvão clorado, até à elevação da água para a ETA de Gondomar, onde se dá o processo de desinfeção por radiação ultravioleta com posterior correção do PH. O investimento de €110.000,00, segundo Costa e Silva, permitirá criar também um sistema redundante, que funcionará na ETA de Prazins, que mitigará qualquer falha a montante e que, no caso de verificação de valores anormais, emitirá avisos em tempo real para um piquete de monitorização que funciona 24 horas. A qualidade da água daí resultante faz com que Armindo Costa e Silva não hesite em apelar a que todos os autarcas atuem junto das populações para que consumam água da rede pública para uso humano e dos animais, deixando a água proveniente de poços e furos para outro tipo de usos. “Não prescindimos de continuar a investir para garantir a saúde pública através de uma boa qualidade da água e para, paulatinamente, servirmos um cada vez maior número de cidadãos”, disse.

Por sua vez, Domingos Bragança realçou a excelência do trabalho da Vimágua, sendo considerado uma referência a nível nacional e internacional, não deixando de incentivar o consumo da sua água da por todos os cidadãos servidos pela rede pública. “A água da Vimágua deve ser a única água bebida em nossas casas, pois a água engarrafada, ainda que igualmente de qualidade, utiliza o plástico no vasilhame, o que representa um risco para a nossa saúde. O plástico introduz alterações na cadeia alimentar, através das nano-partículas que são ingeridas”, frisou. Domingos Bragança salientou ainda o cuidado a ter com os rios e linhas de água, dado que quanto maior for a qualidade à partida menor será o esforço colocado no seu tratamento. O edil fez ainda questão de elogiar a Vimágua pelo trabalho de qualidade que tem vindo a desenvolver no patamar de qualidade da água que é disponibilizada aos cidadãos através da rede pública, esperando que, cada vez mais, a rede pública se alargue a todo o Concelho de Guimarães. “A água da Vimágua é uma água de qualidade”, concluiu.