Registo de Condenados por Crimes Sexuais contra Crianças tem quase 5.300 nomes, mais 250 do que no ano passado.

O Registo de Condenados por Crimes Sexuais contra Crianças (RCCSC) tem atualmente 5.280 nomes, mais 250 do que na mesma altura do ano passado, e só em 2018 já foram acrescentados 218 nomes à lista.

Os números do Ministério da Justiça, a que a TSF teve acesso, revelam que a chamada lista de pedófilos aumentou em 2018, o que significa que houve mais condenações por abuso sexual de menores.

No total, a base de dados usada para prevenir e investigar este tipo de crime foi consultada 126 vezes ao longo deste ano, mais 28 do que em 2017.

Criado há precisamente três anos, quando Paula Teixeira da Cruz era ministra da Justiça, o RCCSC é consultado exclusivamente por juízes, magistrados do ministério publico, órgãos de policia criminal e Comissões de Proteção de crianças.

O número total da base de dados oscila de ano para ano, consoante o número de condenações e também porque os nomes vão sendo apagados devido ao tempo máximo que podem permanecer na lista.

De acordo com a Lei, os dados pessoais dos condenados são conservados entre 5 a 20 anos, consoante a gravidade dos crimes.