Médium brasileiro João de Deus vai ser julgado por violação de centenas de mulheres

O curandeiro mais célebre do Brasil é acusado por centenas de mulheres de abusos sexuais ao longo de décadas. Novas acusações envolvem-no numa rede internacional de tráfico de bebés.

O mais famoso médium e curandeiro brasileiro, conhecido como João de Deus, vai ser julgado por vários crimes de violação sexual. O religioso de 76 anos está no centro de um mega-escândalo, depois de centenas de queixas de abuso sexual terem sido conhecidas nas últimas semanas. 

João de Deus foi preso a 16 de Dezembro e foi investigado por denúncias de violação sexual, violação de pessoa vulnerável, violação sexual mediante fraude e posse ilegal de armas. A defesa rejeita todas as acusações, mas o Ministério Público de Goiás apresentou uma denúncia, que foi agora aceite pelo tribunal de primeira instância.PUB

Ao longo de décadas, o curandeiro construiu um império tendo como base a sua fama como médium, recebendo milhares de pessoas todas as semanas no seu “centro espiritual” em Abadiânia, no estado de Goiás. Os seus seguidores, muitos dos quais estrangeiros, acreditam que João de Deus possui poderes curativos.

No mês passado, um grupo de mulheres revelou num programa de televisão que o médium as violou durante uma sessão de cura. Esta revelação permitiu que muitas mais viessem ao de cima e, em poucos dias, o MP de Goiás contava já com 300 queixas. João de Deus foi preso pouco tempo depois, embora tenha sempre negado as acusações.