Sentir Vieira” continua a despertar os sentidos

A Câmara Municipal de Vieira do Minho apresentou, hoje, à comunicação Social e público em geral o projeto “Sentir Vieira”, que arranca já, este fim de-semana, com o tradicional Encontrode Reisadas, no Auditório Municipal.

“Sentir Vieira” é um projeto pensado e promovido pelo Município que pretende amédio e longo prazo afirmar uma imagem impulsionadora de atração turística,divulgar, dinamizar e prestigiar as inúmeras potencialidades de Vieira do Minhodespertando os 5 sentidos em quem nos visita.

O Projeto “ Sentir Vieira” pretende criar no turista a ideia de que, todosos  meses, Vieira do Minho para além das suas paisagens e da suahospitalidade, tem para oferecer a quem o visita uma atividade.

Num concelho onde as paisagens, os aromas os cheiros e os paladares são umaconstante “Sentir Vieira” é acima de tudo um projeto que pretende despertar ossentidos e apelar à identidade e reforço cultural de Vieira do Minho.

O programa arranca este domingo, dia 13 de janeiro, no Auditório Municipal com o tradicional Encontro de Reisadas.
De salientar que esta atividade para além de ser um momento de festa e convívioentre os Vieirenses, pretende recriar e preservar uma das tradições maisancestrais da cultura Vieirense.

Em fevereiro, a atividade que vai fazer as delícias dos visitantes é a Feira doFumeiro, certame onde Vieirenses e visitantes podem adquirir e degustar ostradicionais produtos de fumeiro.

Para março está agendada a atividade Rali de Vieira do Minho, cujo promotorserá o Motor Clube de Guimarães. Uma prova em piso térreo que fará parte docalendário do Campeonato Norte de Ralis. A edição 2019 utilizará o troço doRali de Portugal, estando prevista também a realização de uma super especialnoturna.

Em abril realiza-se uma atividade dos Jogos Populares com os famosos torneiosda malha e da Sueca, inseridos nas comemorações do 25 de abril.

Em maio, os visitantes podem participar no Cabreira Challenge. Um eventomultidesportivo, com o trail, btt, passeio todo terreno e raid de motas,propício para os turistas mais aventureiros.

Em junho, Vieira do Minho acolhe mais uma edição da Agro Vieira. Um certame quereúne uma grande mostra de qualidade e riqueza do mundo rural nas suas maisvariadas vertentes. Trata-se de uma feira de agricultura que trás a público oinvestimento e o trabalho efetuado pelos agricultores, e jovens produtores.

Em, Julho a atividade do mês é a Feira Mostra do Associativismo. Atividade quese vai realizar de 19 a 21 de julho e que pretende proporcionar ao público ocontacto com a história e o trabalho desenvolvido pelas associações locais

Em agosto, os visitante e os nossos emigrantes podem assistir ao Festival deFolclore, um momento de festa e alegria que terá por objetivo dar a conhecer osnossos costumes e tradições, que vão desde os trajes às danças e aos cantares.

 A desfolhada é a atividade que vai marcar setembro. Uma viagem ao passadocom as gentes da terra a recriarem uma eira comunitária.
Em outubro, e como não poderia deixar de ser, o mês é dedicado à Feira daLadra. Uma festa concelhia que arrasta multidões.
Em novembro está prevista a realização do Mercado da Castanha e dos ProdutosLocais/Jornadas Micológicas.

A última iniciativa do ano do Programa Sentir Vieira decorre mo Largar deAzeite tradicional de Vilarchão, com a realização da apanha e moagem daazeitona. Uma atividade que dá a conhecer o processo de transformação doazeite.
Doze iniciativas turísticas ao longo do ano. Um projeto feito e pensado nosentido de reforçar a identidade dos Vieirenses promovendo aquilo que oConcelho tem de mais genuíno.

O projeto “ Sentir Vieira” resulta de um processo concertado de envolvimentoentre os agentes locais, cujo objetivo é promover Vieira do Minho como umdestino obrigatório todos os meses!