Caso seja vencedora, Guimarães será a cidade palco da competição.

A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) é candidata à organização do Campeonato Europeu Universitário de Voleibol, em 2021, que deverá ter como palco a cidade de Guimarães, informação avançada pelo presidente da Associação Académica, NunoReis, que a considerou “uma oportunidade” para potenciar o desenvolvimento desinergias entre o desporto universitário e o desporto federado. 

Trata-se de um evento de grande importância para a Associação Académica e para a Universidade do Minho (UMinho), uma vez que o voleibol é uma modalidade com forte implementação na Academia, nomeadamente através da relação com as equipas do Sporting Clube de Braga, na vertente feminina, e com o Vitória Sport Clube, na vertente masculina. A sua organização visa ainda potenciar o desenvolvimento do desporto universitário nacional, bem como a valorização da modalidade no contexto regional.

A atribuição dos Campeonatos Europeus Universitários para 2021 está prevista para março deste ano.

O evento desportivo internacional será organizado pela AAUMinho, com o apoio da UMinho através dos Serviços de Acção Social (SASUM), do Município de Guimarães e da Federação Académica de Desporto Universitário (FADU), isto caso se venha a confirmar a eleição da candidatura pela European University Sports Association (EUSA).

A AAUMinho diz estarem garantidas todas as condições organizativas, afirmando o seu presidente ser “reconhecida a qualidade das instalações desportivas, bem como das unidades alimentares e complexos residenciais afetos à UMinho”.

Também o Município de Guimarães se mostrou muito satisfeito por se associar a esta candidatura. O Presidente Domingos Bragança afirmou aguardar “com expectativa, que esta competição possa ser atribuída à AAUMinho e à cidade de Guimarães”.

Ao longo da sua história, a UMinho e a sua Associação Académica têm vindo a receber dezenas de organizações nacionais e internacionais. Paralelamente, as duas instituições partilharam os títulos de Melhor Universidade Europeia (2013) e de Universidade Mais Ativa da Europa em Desporto Universitário (2017).

“Estes fatores, associados à vontade de todas as entidades envolvidas em promover um evento assente na inovação e na produção de um legado desportivo, balizam o forte compromisso da UMinho para com esta candidatura”, declarou o reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro.

Este poderá ser o sétimo europeu universitário organizado pela AAUMinho, tendo já no seu historial a organização do Campeonato Europeu Universitário de Voleibol (2004), Basquetebol (2006), Taekwondo (2009 e 2011), Andebol (2015) e Futsal (2019) que decorrerá no próximo mês de julho, em Braga.