Os Transportes Urbanos de Braga (TUB) viram aprovada uma candidatura para arenovação da sua frota de veículos de serviço público, pelo ProgramaOperacional para a Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).

A candidatura submetida em Outubro de 2018 ao 2.º aviso do programa para a aquisição de veículos eficientes e eco sustentáveis, enquadra-se na estratégia definida pela empresa municipal, a qual pretende contribuir para a descarbonização da Cidade.

O investimento total da operação, que globalmente ascenderá aproximadamente os 10 milhões de euros, contará com uma comparticipação do Fundo de Coesão em cerca de 3,6 milhões de euros e que permitirá a aquisição de 32 autocarros com superior eficiência e eco sustentabilidade, assegurando os melhores níveis de sustentabilidade e performance ambiental dos serviços prestados no transporte colectivo de passageiros em Braga.

Adicionalmente, nesta candidatura, para além do investimento na aquisição de autocarros com melhor performance ambiental, inclui também a realização de um investimento em infra-estruturas, designadamente a implementação de uma estação de abastecimento de GNC e a instalação de novos postos de carregamento dos veículos eléctricos.

O POSEUR financia o diferencial entre o custo de um veículo a diesel normal e o valor de um veículo ambientalmente mais eficaz, ou seja, os veículos eléctricos e as viaturas a gás natural. O co-financiamento associado aos sete autocarros eléctricos correspondeu a uma taxa de co-financiamento de 76,82%, enquanto o co-financiamento associado aos 25 autocarros movidos a GNC e aos restantes investimentos, designadamente as infra-estruturas, correspondeu a uma taxa de co-financiamento de 85%.

A classificação final obtida no apuramento da operação promovida pelos TUB foi de 3,8 o que correspondeu a uma pontuação de mérito superior ao exigido no Aviso, e que estava fixada em 2,5.

Assim, os TUB seguem rumo à concretização dos objectivos esperados até 2020, entre os quais se destacam para além dos óbvios ganhos ambientais, a redução da idade média da frota de autocarros, actualmente nos 18 anos, e a possibilidade de continuar a promover de forma eficiente a mobilidade sustentável no Concelho.

O objectivo dos TUB não é apenas reter os actuais clientes, mas também captarnovos clientes pelo que estes 32 novos autocarros representam uma grandeoportunidade de continuar a aumentar a atractividade e a qualidade do serviçoprestado aos Bracarenses, continuar a melhorar a fiabilidade, reduzir a sinistralidade,reduzir a utilização do transporte individual e de melhorar a qualidade de vidados cidadãos.