Dulce Mota vai ser a nova presidente executiva do Banco Montepio

Carlos Tavares passa da presidência executiva para chairman (não executiva). Nova gestora foi solução encontrada para contornar o facto de o nome escolhido por Tomás Correia, o de João Ermida, não ter avançado.

Carlos Tavares como chairman e Dulce Mota como presidente executiva do agora designado Banco Montepio é a nova solução de gestão que a Associação Mutualista Montepio Geral (AMMG) se prepara para apresentar ao Banco de Portugal (BdP), apurou o PÚBLICO. A reviravolta ocorre numa altura em que o supervisor já fez saber que não acompanha a nomeação de João Ermida como novo chairman, por este não cumprir uma das condições necessárias à concessão do registo de idoneidade: a experiência recente na actividade bancária.

O PÚBLICO confirmou junto de várias fontes que a proposta de nomeação de Dulce Mota como próxima presidente do Banco Montepio e a subida de Carlos Tavares, o actual número um, a chairman, está prestes a ser concluída, mas ainda não foi oficializada junto do Banco de Portugal. Até ao meio-dia esta quarta-feira os pedidos de registo de idoneidade dos dois gestores para as funções a que se candidatam ainda não tinham sido submetidos ao supervisor, embora este já tenha sido informado.