Famalicão dá bolsas de estudo a 283 estudantes do ensino superior

A Câmara de Famalicão entregou, esta quinta-feira, bolsas de estudo a 283 estudantes do ensino superior. Um investimento de 183 mil euros que para o presidente da Câmara, Paulo Cunha se traduz numa “aposta no futuro”.

“Não queremos que a condição de partida seja a condição de chegada”, adiantou o autarca notando que a condição económica das famílias não deve travar a possibilidade de formação. Pedindo aos jovens que não se resignem, Cunha salientou que se trata de um “esforço” financeiro da Autarquia para que os alunos continuem o seu percurso nos estudos.

“Queremos jovens qualificados”, adiantou acrescentando este tipo de ações permitem “melhorar a sensibilidade social as pessoas”.

Em 2018 foram atribuídas bolsas de estudo a 273 estudantes num investimento total de 178 mil euros, mas este ano os números aumentaram. Um aumento que o autarca justifica com o “alargamento dos critérios” e com a maior informação sobre estes apoios.

Ana Rute estuda Comunicação e Multimédia na Universidade de Vila Real e agradeceu o “contributo” do município. Filha de mãe costureira e pai canalizador, com uma irmã a frequentar o 11º ano, a aluna universitária notou que esta bolsa é uma “ajuda importante”. O valor varia entre os 1100 e os 500 euros.

Também Deolinda Carvalho, mãe de uma estudante de Recursos Humanos na Universidade do Minho elogia a atribuição das bolsas de estudo. “Sempre tivemos apoios porque sempre tivemos dificuldades. Isto marca a diferença porque é difícil ter um filho na universidade”, adiantou.