Os casais que estão juntos há 20 anos ou mais são mais felizes do que os recém casados, diz estudo.

Se o seu casamento conseguir ultrapassar a conhecida crise dos sete anos, então prepare-se porque o melhor ainda está por vir, segundo uma nova pesquisa.

Aqueles que ‘sobrevivem’ 20 anos ou mais casados reportaram sentirem-se mais felizes e demonstraram ter um maior nível de compatibilidade com os seus parceiros, comparativamente a casais recém-casados, garante o estudo norte-americano, que foi publicado no periódico Social Networks and the Life Course.

Os investigadores das Universidades de Pennsylvania State e Brigham, também concluíram que os casais mais duradouros beneficiam ainda do facto de poderem passar mais tempo juntos a fazerem atividades que ambos gostam, relativamente aqueles que ainda estão no período de lua de mel.

Os investigadores Paul Amato e Spencer James examinaram os dados de 2,034 casais, e identificaram como a satisfação marital subiu e decresceu em média durante o decurso daqueles casamentos.

A idade média das mulheres que integraram o estudo era de 35 e dos homens de 37, quando o projeto cientifico teve inicio.

Os especialistas averiguaram que a satisfação marital caiu gradualmente durante os primeiros 20 anos de casamento, mas que depois começou a estabilizar e até a crescer após esse período.

“Apesar de nos dias de hoje o divórcio ser relativamente comum, cerca de metade dos casamentos dura a vida toda e a perspetiva a longo prazo para estas relações é deveras positiva – os níveis de felicidade e de interação a permanecem elevados, enquanto que a discórdia tende a decair”, disseram os investigadores.

Eles acreditam que os resultados refletem a forma como os casais “descobrem uma maior apreciação um pelo outro”, após estarem juntos durante tantos anos, o que consequentemente leva a uma maior satisfação no casamento e no desfrute pela companhia do outro.

É caso para dizer – quem espera sempre alcança.