Rio Cávado vai ter seis ancoradouros na zona de Barcelos

A Câmara Municipal de Barcelos apresentou uma candidatura a fundos comunitários para a instalação de seis ancoradouros ao longo das margens do Rio Cávado e dentro da área geográfica do concelho.

O projeto de execução está elaborado, aguardando-se agora o resultado da candidatura para avançar com a sua instalação.

Os ancoradouros são infraestruturas de apoio à prática de canoagem, à pesca e lazer e ficarão situados nos seguintes locais: Mariz, Medros (Barcelinhos), Quinta do Brigadeiro (Vila Frescainha S. Martinho), Frente Ribeirinha de Barcelos, Areias de Vilar e Barragem da Penide (Areias de São Vicente).

A proposta para a instalação de ancoradouros (cais flutuantes) de acesso ao Rio Cávado tem como princípio “potencializar os locais, devolvendo uma área de lazer a todos os cidadãos e ser um motor de promoção do desenvolvimento, de revitalização e de criação de novas dinâmicas ao longo das margens”, segundo nota municipal.

Pretende-se “criar uma estrutura de base e apoio às atividades de desporto de rio constituído por um cais de embarque, com a construção de equipamentos flutuantes em sistema modular, com revestimento a deck de madeira, adequado a instalações em clubes e autarquias que precisam de um cais ligeiro para pequenas embarcações em locais abrigados, integrando-se no meio envolvente”.

O ancoradouro previsto para Areias de S. Vicente localiza-se no parque de lazer junto à Barragem de Penide e é propriedade da Freguesia de Areias de S. Vicente; o Ancoradouro de Barcelinhos localiza-se no Parque de Lazer da Foz dos Ameais (Medros), declarado como domínio público da Freguesia de Barcelinhos.