Domingos Bragança reuniu-se com jovens no âmbito da Semana Europeia da Juventude

A iniciativa, intitulada Open Day, juntou um grupo de jovens de três escolas profissionais de Guimarães e o Presidente da Câmara para uma conversa informal.

Foi ao final da manhã desta terça-feira, 7 de maio, que o Presidente da Câmara, Domingos Bragança, acompanhado pela vice-presidente e vereadora da Educação, Adelina Pinto, se encontrou com um grupo de alunos de três escolas profissionais de Guimarães (Cisave, Profitecla e Professor Bento de Jesus Caraça), distribuídos pelos cursos de comunicação, turismo e vendas. A iniciativa decorreu no âmbito da Semana Europeia da Juventude, que termina no próximo dia 11 de maio, e teve lugar no Gabinete da Juventude da Câmara Municipal de Guimarães, na Rua da Rainha D. Maria II.

No início da sessão, Adelina Pinto deixou um desafio aos alunos presentes para que desfrutem do Gabinete de Juventude, incentivando-os a terem uma voz ativa na sociedade. “Estamos aqui presentes para tentar perceber os vossos anseios e pontos de vista e para, a partir das vossas ideias, tentarmos melhorar a nossa atuação política”, disse. Adelina Pinto reafirmou a disponibilidade do Gabinete da Juventude em constituir-se como um “espaço disponível para todos os jovens”.

Domingos Bragança, na sua intervenção inicial, referiu que uma das prioridades das políticas do executivo é o futuro das gerações mais novas, chamando a temática da defesa do Ambiente à ordem do dia. “A preservação da biodiversidade, a defesa da boa qualidade de vida e de um ambiente saudável, a economia circular, entre outras boas práticas, são uma bandeira que os jovens devem abraçar”, disse. O Presidente da Câmara quis transmitir uma ideia clara a todos os jovens presentes, a de que a participação que tiverem será determinante para a sociedade de amanhã. “As lideranças do futuro serão fruto do vosso caminho enquanto jovens, pelo que a vossa implicação nos movimentos coletivos, nas associações, no colocar em prática ideias inovadoras e transformadoras fará toda a diferença”, reforçou. Domingos Bragança insistiu na necessidade de toda a atividade em sociedade se dever reger por valores humanistas, de solidariedade e de espírito comunitário, exortando os jovens para que descubram as suas verdadeiras qualidades e as coloquem ao serviço de uma cidade melhor.

Por seu lado, os alunos tiveram oportunidade de revelar os projetos em que estão empenhados, como são exemplo uma colaboração com a Vitrus no âmbito do reaproveitamento das pontas de cigarro para a fabricação de tijolos e bases ou o aproveitamento de plantas aromáticas para comercialização de infusões. Foi ainda levantada a questão da alimentação nas escolas, nomeadamente a necessidade de introduzir, cada vez mais, ementas mais atentas à necessidade de maior consumo de leguminosas e cereais, bem como questões de usufruto do espaço público, como a transformação de ruas para uso exclusivo de peões. A este propósito, Domingos Bragança referiu os projetos que o executivo tem em curso, nomeadamente a construção do Parque de Estacionamento de Camões, que permitirão, no futuro, uma utilização mais qualitativa do Centro Histórico de Guimarães. “Em primeiro lugar, devemos tratar bem da nossa casa, que é Guimarães, criando as melhores condições para quem cá vive para, naturalmente, a disponibilizarmos, em boas condições, a todos que a queiram visitar”, concluiu.