Davidson sai como a figura do jogo em que o V. Guimarães goleou por o 5-1 ao Belenenses e garantiu o 6.º lugar, o último que dá acesso à Liga Europa, uma vez que o Moreirense não se inscreveu na UEFA. Curiosamente, a equipa de Luís Castro pode ultrapassar o vizinho no duelo marcado para Moreira de Cónegos na última jornada.

Vamos por partes. Primeira parte: 0-0. Segunda parte: 5-1. O Vitória entrou cheio de gás e fez dois golos num minuto (64′ e 65′). Primeiro, Tozé converteu um penálti com sucesso, de seguida começou o show de Davidson. Sete minutos depois, Licá parecia devolver os lisboetas ao jogo ao reduzir para a margem mínima.

Mas foi pura ilusão. Davidson arrumou com a discussão aos 80′, mas Rochinha (86′) e Dodô (90′) levaram a diferença no marcador para o nível goleada. Uma mão cheia de golos que garante a presença nas competições europeias. Resta saber se no 6.º ou no 5. lugar. O Moreirense – V. Guimarães da próxima semana decidirá a questão (com menos três pontos, os vimaranenses têm de ganhar, ficando em vantagem após terem batido os vizinhos em casa na 17.ª ronda, por 1-0).

Declarações de Luís Castro, treinador do V. Guimarães, na sala de imprensa do Estádio D. Afonso Henriques, após o triunfo (5-1) na receção ao Belenenses:

«Senti que o trabalho semanal se deve refletir no jogo e quando não acontece ficamos com alguma insatisfação dentro de nós. Fomos recompensados e quando isso acontece ficamos mais confiantes, satisfeitos».

[Infortúnio de Aziz e aposta na mobilidade de Rochinha foi a chave?] «O futebol foi, é e será sempre um jogo coletivo. Estando lá o Aziz ou o Rochinha ia acontecer. A primeira parte foi controlada com várias situações em que não conseguimos definir bem. Na segunda parte conseguimos definir bem. Antes de decidir bem é preciso construções e nós conseguimos isso na segunda parte perante um adversário bom que foi muito elogiado durante a época».

Declarações de Silas, treinador do Belenenses, na sala de imprensa do Estádio D. Afonso Henriques, após a pesada derrota (5-1) frente ao V. Guimarães:

«Desconfiava que isto pudesse acontecer. Desde que garantimos a manutenção houve muitos jogadores que desligaram. Fomos perdendo competitividade interna e por isso é que sofremos 28 golos nos últimos nove jogos. Inconscientemente os jogadores desligaram, acharam que estava feito e cada vez que sofremos um golo acontece isto. É penosos sofrer um golo para nós. Perdemos a bola de forma infantil, cometemos o penálti e fomos abaixo. É o preço a pagar por termos um plantel curto e por alguns de nós cair na tentação de achar que o trabalho estava feito».

[O que é necessário para deixar uma última imagem diferente?] «Acho que os jogadores estão muito desgastados. Querem dar uma imagem diferente mas a época foi desgastante. O que é preciso? Não sofrer primeiro porque está a ser custoso reagir aos golos sofridos. Em geral a equipa está muito desgastada, é uma pena depois de uma época tão positiva estarmos a ter esta imagem que não é uma imagem nossa».

Veja aqui os melhores momentos da ultima partida dos conquistadores na sua fortaleza: