Projeto desenvolvido numa parceria entre a Câmara Municipal e Smart Lamppost designa-se por “Guimarães 5G Ready”. Apresentação agendada para as 11h00, no Parque da Cidade.

Projeto pioneiro a nível nacional consiste na comunicação em alta velocidade e baixa latência, baseado em soluções de mobiliário urbano inteligente, com células de rede 5G. 

“Guimarães 5G Ready” incluída no desenvolvimento de Guimarães como uma cidade inteligente, resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Guimarães e a Smart Lamppost, servindo numa primeira instância para teste de transmissões de vídeo de alta qualidade em tempo real.Futuramente será possível disponibilizar esta infraestrutura às universidades,centros de produção de conhecimento, empresas e grupos de trabalho da cidade eà região do Quadrilátero, colocando Guimarães como pioneira na disponibilização de redes 5G, no desenvolvimento e teste de soluções inovadoras nas áreas da mobilidade, condução autónoma, apoio à emergência, inteligência artificial,transmissão de vídeo, entre outras.