Estudo EDULOG alerta para crise docente no 3.º ciclo e Ensino Secundário e recomenda medidas urgentes para evitar colapso educativo

Portugal poderá enfrentar uma escassez generalizada de professores em quase todas as disciplinas nos próximos sete anos, com impactos especialmente preocupantes no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Este alerta surge de um estudo conduzido pelo EDULOG, grupo de trabalho em Educação da Fundação Belmiro de Azevedo, que identifica uma necessidade crescente de docentes qualificados em todo o país.

Para combater esta situação, o estudo sugere a ampliação das vagas nos cursos de formação de professores, um dos passos fundamentais para evitar um colapso educativo. David Justino, antigo ministro da Educação e membro do Conselho Consultivo do EDULOG, destaca que tornar a carreira docente mais atraente é igualmente essencial, apontando para a necessidade de um conjunto de políticas públicas que valorizem a profissão e a tornem mais acessível e competitiva.

Outra recomendação do estudo é o desenvolvimento de uma estratégia nacional que permita uma gestão mais eficaz das reservas de recrutamento e um plano estratégico a longo prazo para estabilizar o sistema de ensino.

A urgência de novas políticas surge num contexto em que o Governo, devido à falta de docentes qualificados, legislou para permitir a contratação de profissionais sem habilitação específica, o que tem levantado sérias preocupações entre sindicatos e especialistas quanto à qualidade do ensino e à eficácia das aprendizagens.

O Ministério da Educação não comentou até ao momento os resultados deste estudo.