O Município de Braga em parceria com a COOP21 Especial (Cooperativa para o Desenvolvimento Psicossocial de Crianças com Necessidades Especiais) está a promover um projecto de musicoterapia em 16 escolas do Concelho.
O ‘Musicando’, assim de designa o projecto, está no terreno pelo segundo ano consecutivo e tem como objectivo facilitar e promover a comunicação, relacionamento, aprendizagens, mobilidade, expressão, organização e outras metas terapêuticos relevantes das crianças com Necessidades Especiais que frequentem Unidades de Multideficiência dos Agrupamentos de Escolas da rede pública do Concelho de Braga.
Segundo Lídia Dias, vereadora da Educação, “a Escola deve materializar os princípios de Educação Inclusiva, proporcionando uma educação de qualidade para todos”.
“Foi considerando a importância de desenvolver acções diversas com estes alunos e de potenciar as suas competências, que o Município de Braga estabeleceu uma parceria com a COOP21 de modo a alargar esta iniciativa aos alunos de todas as unidades especializadas do Concelho, garantindo que, durante 33 semanas lectivas, os grupos usufruam de sessões semanais de musicoterapia com dois técnicos especializados”, acrescenta a vereadora que esta Quinta-feira, 6 de Junho, assistiu a uma aula de musicoterapia na Escola da Gandra, em Ferreiros.
A musicoterapia exerce uma importância acrescida na Educação Especial, afirmando-se como um instrumento terapêutico importante para o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, sentido rítmico, memória, concentração, autodisciplina, respeito pelo outro, socialização e afectividade. Esta terapia contribui, igualmente, para uma efectiva consciência corporal e de movimentação.
De referir que o projecto começou a ser implementado no ano lectivo 2017/2018 e, desde então, tem crescido substancialmente. Com um investimento de cerca de 24 mil euro, o ‘Musicando’ tem sido bem acolhido por parte de toda a comunidade educativa.