Um golo de Gonçalo Guedes aos 60 minutos valeu a vitória de Portugal sobre a Holanda e a conquista da primeira edição da Liga das Nações, numa final disputada no Estádio do Dragão.

Após a conquista do Europeu, em 2016, a seleção orientada por Fernando Santos volta a conquistar um troféu continental.

Declarações do seleccionador nacional após o triunfo ante a Holanda: Fernando Santos compara conquista da Liga das Nações com o Euro 2016.

“Muito difícil, os jogadores têm sido inexcedíveis, fruto do trabalho deles, do trabalho da Federação, daqueles que fazem parte desta família, comigo há cinco anos. A nossa família acredita sempre, sabe do que é capaz e hoje sabíamos que podíamos vencer este jogo. Tínhamos um adversário fortíssimo pela frente, e o sentido de responsabilidade era saber que estava no outro lado um adversário complicado”.

“Estes jogadores têm feito um trabalho inexcedível. Não temos tempo para criar rotinas e automatismos, os jogadores acreditam no treinador, as coisas saem bem, nem sempre são perfeitas como queríamos. Entendi que esta era a melhor forma de ganhar o jogo. O importante é vencer jogos”.

Declarações do seleccionador Holandêsl após o derrota na Final  diante de Portugal Ronald Koeman: «Talvez seja cedo para a Holanda voltar a ganhar»

Selecionador holandês pede mais tempo para a geração de De Ligt e De Jong


«Jogar uma final, mesmo que não ganhemos, é importante. Demos grandes passos em menos de um ano na campanha da Liga das Nações. Ganhámos a algumas das seleções mais fortes da Europa. Para o próximo passo? Talvez mais tempo, talvez mais força no ataque. Ter a capacidade de criar mais oportunidades de golo», respondeu o simpático Koeman, num inglês perfeito.

Será, então, a juventude de De Ligt ou De Jong incompatível com troféus? Koeman sorri antes da última resposta.  

«Talvez seja demasiado cedo para ganhar. As performances desta equipa fizeram-me orgulhoso. Hoje não foi suficiente, mas toda a campanha foi muito positiva.»