Domingos Bragança esteve presente na inauguração das comemorações, no acampamento escutista que decorre até 2ª feira, nos terenos da Universidade do Minho.

Foi no início da tarde deste sábado, 8 de junho, que o Agrupamento 331 do Corpo Nacional de Escutas, de S. Dâmaso, deu início às comemorações do 50º aniversário da sua fundação. Durante 3 dias, tendo o Agrupamento 331 de S. Dâmaso como anfitrião, são vários os agrupamentos que participal num acampamento instalado nos terrenos da Universidade do Minho, em Guimarães.

Domingos Bragança, Presidente da Câmara, dirigiu-se a todos os presentes, começando por dar os parabéns aos dirigentes e escuteiros de S. Dâmaso. “O Agrupamento 331 tem uma localização privilegiada, pois, no seu dia-a-dia, pode inspirar-se no Rei Fundador. Foi no Campo de S. Mamede que se fundou Portugal”, disse. O Presidente da Câmara, evocando Baden Powell, o fundador do escutismo mundial, enalteceu a liderança dos escuteiros no que diz respeito às questões ambientais e sociais, chamando de novo a atenção para o problema das alterações climáticas: “a humanidade enfrenta um dos maiores desafios de sempre que vai exigir de todos uma nova postura face à necessidade de preservação do ambiente, e vocês, escuteiros, têm um papel fundamental”. Domingos Bragança lembrou que o conhecimento é um dos pilares para a transformação de mentalidades, motivo pelo qual deixou uma mensagem final: “sejam todos bons estudantes”.