Polo Aquático do Vitória Sport Clube recebido na Câmara Municipal de Guimarães

O Vitória conquistou o inédito e histórico título de campeão de Portugal A1 masculino, após vencer o Povoense por 10-6 no terceiro e último jogo da final do campeonato.

Ao final da tarde desta segunda-feira, 17 de junho, a equipa sénior de Polo Aquático do Vitória Sport Clube foi recebida por Domingos Bragança, Presidente da Câmara Municipal, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. A receção deveu-se ao feito histórico alcançado no passado sábado, a conquista do título de campeão de Portugal A1 masculino, após vitória frente ao Povoense por 10-6 no último jogo da final.

Cumprimentado o Presidente do Vitória, Júlio Mendes, toda a restante direção, a equipa técnica e os atletas, Domingos Bragança reconheceu, em nome de todos os Vimaranenses, o feito excecional que “orgulha Guimarães”. “O Vitória afirma Guimarães no espaço nacional e no mundo como clube eclético que é. Sabemos que a modalidade-rainha é o futebol, mas as restantes modalidades dão enorme prestígio ao clube e à cidade”, afirmou. Dirigindo-se aos atletas, o Presidente da Câmara fez votos para que o emblema que carregam ao peito possa ser, em todos os momentos, inspirador na sua vida desportiva. “Mais do que os recursos financeiros, que sabemos serem escassos em determinadas ocasiões, é o capital humano que é essencial para as vitórias. É essa cultura de conquistadores que permite atingir feitos com o prestígio do vosso”, disse. Domingos Bragança não tem dúvidas que a vitalidades desportiva e os êxitos alcançados em Guimarães superam largamente o que seria de esperar em função dos recursos financeiros à disposição dos clubes do concelho. “A dimensão desportiva no nosso concelho é notável. Só com denodo e entusiasmo, e com o trabalho de toda a equipa e direção, é possível superar os objetivos. Nós, Câmara Municipal de Guimarães, estamos conscientes da importância deste resultado no impulso à formação dos nossos desportistas”, fez notar. O Presidente da Câmara concluiu a sua intervenção dizendo que o Vitória “orgulha Guimarães e os Vimaranenses”.

Júlio Mendes agradeceu a toda a estrutura do clube e à secção de Polo Aquático, destacando três nomes: Pedro Coelho Lima, Pedro Magalhães e Francisco Príncipe. O Presidente do Vitória Sport Clube destacou a responsabilidade social, dizendo que “o Vitória é mais do que uma cidade, é uma região”. Para Júlio Mendes, esta direção tem honrado os compromissos com os sócios e adeptos, lutando para alcançar títulos, ainda que com recursos mais modestos do que outros clubes. “É um título que nos orgulha”, disse.

No início da cerimónia, João Costa, capitão de equipa, e João Santos, treinador, agradeceram a todos os que ajudaram na conquista do título, manifestando contentamento por poderem levantar um troféu que era o sonho de muitos e que a todos orgulha. “Obrigado, do fundo do coração, por nos ajudarem a ganhar este título”, disse João Santos.