Minhotos alcançam primeiro triunfo na I Liga, depois do empate frente ao Sporting, e lideram provisoriamente com quatro pontos.

O Sporting de Braga venceu hoje por 3-0 na deslocação ao terreno do Famalicão, no jogo de abertura da segunda jornada da I Liga portuguesa de futebol, com um ‘bis’ do avançado Simon Banza.

A jogar fora, o Sporting de Braga adiantou-se no marcador com um golo do defesa Sequeira, aos 13 minutos, com o avançado franco-congolês Banza, que já tinha marcado na primeira jornada frente ao Sporting, a bisar na partida, aos 18 e 79, frente à equipa que representou na época passada.

Ricardo Horta, que estará de saída para o Benfica, marcou presença no onze de Artur Jorge e jogou os 90 minutos do encontro.

O Sporting de Braga conseguiu a primeira vitória na competição, depois do empate frente aos ‘leões’ na ronda inaugural, e lidera provisoriamente com quatro pontos, enquanto o Famalicão, que perdeu na primeira jornada com o Estoril Praia, continua sem pontuar.

Ficha de Jogo

Jogo no Estádio Municipal de Famalicão.

Famalicão – SC Braga, 0-3.

Ao intervalo: 0-2.

Marcadores:

0-1, Sequeira, 13 minutos.

0-2, Banza, 18.

0-3, Banza, 79.

Equipas:

– Famalicão: Luiz Júnior, De La Fuente, Alexandre Penetra, Batubinsika, Rúben Lima, Gustavo Assunção (Pelé, 61), André Simões (Colombatto, 61), Youssoul Zaydou (Théo Fonseca, 75), Heriberto, Júnior Kadile (Gustavo Sá, 80) e Alejandro Millán (Rui Fonte, 75).

(Suplentes: Zlobin, Cláudio Silva, Owen Beck, Pelé, Colombatto, Gustavo Sá, Pedro Brazão, Théo Fonseca e Rui Fonte).

Treinador: Rui Pedro Silva.

– SC Braga: Matheus, Fabiano (Dinis Pinto, 83), Tormena, Niakaté, Sequeira, Al Musrati, André Horta (Castro, 73), Iuri Medeiros (Diego Lainez, 73), Ricardo Horta, Banza (Abel Ruiz, 82) e Vitinha (Álvaro Djaló, 61).

(Suplentes: Tiago Sá, Paulo Oliveira, Castro, Lucas Mineiro, Rodrigo Gomes, Diego Lainez, Álvaro Djaló, Dinis Pinto e Abel Ruiz).

Treinador: Artur Jorge.

Árbitro: Luís Godinho (Associação de Futebol de Évora).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Batubinsika (25), Fabiano (45+1), De La Fuente (90+3) e Gustavo Sá (90+5).

Assistência: cerca de 4.367 espetadores.

Rui Pedro Silva, treinador do Famalicão, na sala de imprensa, após derrota por 3-0 frente ao Sp. Braga:

«Acho que ao intervalo o jogo não estava decidido porque no início da segunda parte tivemos uma reação excelente. Se tivéssemos feito as tentativas que tivemos na segunda parte, tínhamos reentrado no jogo. Não vou olhar tanto para o Braga, vou olhar para nós. Gostaria que tivéssemos feito mais, acho que temos obrigação de fazer mais, mas isto é um processo de crescimento de equipa. É um processo de aprendizagem.

[preocupa-o ainda não ter marcado golos?] A minha preocupação é não ter conseguido marcar nas oportunidades criadas e ter sofrido cinco golos em duas jornadas. São dois aspetos que temos de moldar. O futebol passar por momentos de equilíbrio e por isso temos de limpar estes dois aspetos.

[o que faltou este ano, ao contrário do ano passado, para entrar no jogo] No ano passado conseguimos marcar ainda na primeira parte, o que nos permitiu reentrar no jogo. Foram jogos distintos, mas obviamente todos queríamos voltar a acontecer este ano. Faltou-nos o golo para reentrar na partida. Temos de olhar para aquilo que fizemos bem e eliminar o que fizemos mal.

Artur Jorge, treinador do Sp. Braga, na sala de imprensa, após vitória por 3-0 frente ao Famalicão:

«Foi uma vitória contruída com toda a justiça. Preparámos o jogo de forma a conseguirmos ser dominadores e ter o controlo do mesmo. Fizemos meia hora de bom nível, com uma intensidade alta, onde fizemos dois golos e podíamos ter feito o terceiro. Ao intervalo tivemos de relembrar os jogadores para manter a intensidade para que o adversário não tentasse recuperar. Fizemos aquilo que nos era exigido e vencemos justamente.

[jogo com exigência diferente do Sporting] Não há qualquer diferença na nossa abordagem, mas aqui conseguimos três pontos. Temos o máximo respeito por todos os adversários, e temos de ter coragem para lutar pela vitória em qualquer desafio. O que tivemos hoje aqui foi a demonstração do caracter do Sp. Braga.

[exibição de Simon Banza] Espero que faça muito mais do que três golos. Procuramos que o Banza que venha acrescentar à equipa. Vem acrescentar golos, mas também trabalho e disponibilidade. É importante, porque tem jogado, materializar a sua competência.

[substituições devolveram o controlo de jogo ao Sp. Braga] Agrada-me muito que o banco responda bem quando, assim que tenham de jogar, que acrescentem algo à equipa. Tentámos com o Djaló dar mais velocidade na frente e depois fizemos algumas trocas diretas que, por fadiga, os jogadores já não estavam a dar a resposta.